Luciana Picanço assume a presidência da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Paranaguá e traça novos rumos para a instituição


Por Redação Publicado 27/02/2024 às 18h00

Na última segunda-feira (26), a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Paranaguá (RFCC) realizou sua Assembleia Geral Ordinária para eleger a nova Diretoria e Conselho Fiscal que liderarão a instituição nos próximos dois anos (2024-2026). A voluntária Luciana de Araújo Picanço Prunzel foi eleita para presidir a entidade, sucedendo Valderez Brites Teixeira.

RFCC
A nova Diretoria e Conselho Fiscal liderarão a instituição nos próximos dois anos (2024-2026). Foto: Divulgação

A composição da nova Diretoria conta com membros comprometidos com a missão da Rede Feminina:

  • Vice-presidente: Maria da Glória Leal Loiola
  • Primeira Secretária: Jucimara da Silva Afonso
  • Segunda Secretária: Marcia Aparecida Garcia
  • Primeira Tesoureira: Rute Ardigo da Silva
  • Segunda Tesoureira: Vandecy Dutra

No âmbito do Conselho Fiscal, as eleitas foram:

  • Conselheira Presidente: Maria Tereza Godoy
  • Conselheira Relatora: Sueli Martins Perilli Sul.
  • Conselheira Suplente: Cidrê Amélia de Souza

Além dessas posições, a voluntária Maria Eliza Nascimento Cunha assumirá a Diretoria de Relações Públicas, concentrando-se nas atividades de marketing e propaganda.

RFCC

A Rede Feminina de Combate ao Câncer, fundada em 1966, desempenha um papel importante no apoio a pacientes com câncer em situação de vulnerabilidade social de Paranaguá. Atualmente, a instituição atende 75 pacientes e conta com 28 voluntárias.

A assistência inclui distribuição de cestas básicas, material de higiene, fraldas, suplementos alimentares e, quando necessário, medicamentos que não são fornecidos pelo SUS. Além disso, a RFCC realiza campanhas de prevenção, palestras e atividades para disseminar informações sobre o câncer.

A instituição destaca a importância do apoio da população por meio de doações e voluntariado. O trabalho da rede abrange diversos setores, desde assistência a pacientes e familiares até a realização de campanhas de prevenção e arrecadação de recursos.

Luciana e Val
Luciana Picanço assume a presidência, sucedendo Valderez Brites. Foto: Divulgação

Quem é Luciana Picanço?

A presidente eleita, Luciana Picanço, é parnanguara e tem uma trajetória de 11 anos no combate e prevenção ao câncer em Paranaguá. Ela é a idealizadora do projeto “Corrida e Caminhada Contra o Câncer”, que acontece anualmente em novembro, marcando as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. O evento, que se tornou uma atração esportiva no Litoral, integra o Calendário Oficial de Paranaguá e arrecada recursos destinados à Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Luciana começou a iniciativa para apoiar o Instituto Peito Aberto, que atende mulheres com câncer de mama. Ao longo dos anos, a corrida cresceu, beneficiando também a RFCC a partir de 2018.

Ao assumir a presidência da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Luciana reforça seu compromisso com a missão, contando com o apoio da nova Diretoria, voluntárias e amigos para continuar entregando uma gestão de excelência e fortalecendo a luta contra o câncer em Paranaguá.

Como voluntária, servir e me dedicar, mostrar com resultados e com parcerias, com dedicação e empenho é sim parte do que significa ser Luciana Picanço. Agora, à frente desta nova missão, fico disponível para fomentar novos caminhos e permaneço servindo, de corpo e alma, pois dentro dessa instituição que tem meu coração, eu confio que sempre serei e darei o meu melhor”, disse.

Ela também adiantou que um dos primeiros projetos da nova gestão é firmar parcerias com o Hospital Erasto Gaertner. “Sem dúvida, juntos somos mais fortes! O voluntariado é uma missão. E a presidência da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Paranaguá é uma missão que vou cumprir com muito amor, respeito, carinho e dedicação“, concluiu Luciana Picanço.

Luciana Picanço RFCC
A presidente eleita, Luciana Picanço, é parnanguara e tem uma trajetória de 11 anos no combate e prevenção ao câncer em Paranaguá. Foto: Divulgação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *