Mais antiga categoria de TPAs em Paranaguá comemora Dia do Estivador


Por Marinna Prota Publicado 18/10/2021 às 13h05 Atualizado 16/02/2024 às 16h26

Nesta segunda-feira (18) é comemorado o Dia do Estivador. A profissão é uma das mais importantes para os portos do mundo todo, e em Paranaguá não seria diferente. Enquadrados como Trabalhadores Portuários Avulsos (TPA), os estivadores são parte importante da cadeia de transporte marítimo, pois são responsáveis por arrumar as cargas em porões e convés.

“Hoje nosso propósito é exaltar o trabalhador e a sua importância para o porto e para a cidade de Paranaguá. Somos uma categoria formada por profissionais de alta qualidade e que contribuem, e muito, para os recordes batidos pelo porto e para o crescimento do município. Hoje é dia de prestar essa homenagem, mas também lembrar que os estivadores, assim como os demais trabalhadores da orla portuária, merecem respeito, a segurança de ter seus direitos garantidos e a sua dignidade preservada”, declarou o presidente do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná, Izaías Vicente da Silva Jr.

A atividade começou no litoral paranaense como uma profissão que era ensinada e passada por gerações. Em Paranaguá e Pontal do Paraná são mais de mil profissionais desta categoria. Segundo o sindicato, a Estiva é maior e mais antiga categoria de Trabalhador Portuário Avulso (TPA) de Paranaguá. Antes mesmo da inauguração oficial do Porto Dom Pedro II, em 1935, os estivadores já atuavam nas operações portuárias realizadas na cidade, no antigo atracadouro da Rua da Praia, onde hoje é a Praça do Guincho.

Profissão

Estivador é o profissional que trabalha na carga e descarga dos navios, que movimenta a mercadoria entre o porão do navio e o convés. Também atua a bordo da embarcação ou, em caso das operações de veículos, leva o carro do cais até o interior do navio. A integração de novos estivadores nos portos do litoral ocorre hoje por meio de concurso. O último certame aconteceu há 30 anos, em 1991.

Com informações da ASCOM e AEN