Mais bonita e acessível, Praça Thomas Sheehan é reinaugurada após passar por reforma


Por Flávia Barros Publicado 30/07/2023 às 16h37 Atualizado 18/02/2024 às 18h33
Igreja do Rocio

Durante as festividades de aniversário da cidade e faltando quase quatro meses para o dia da padroeira de Paranaguá, um dos presentes entregues à população pelos 375 anos foi a revitalização da Praça Thomas Sheehan, no entorno do Santuário do Rocio.

O espaço recebeu pisos novos permeáveis e sistema tátil para cegos, meio-fio de concreto, novos bancos, bicicletários, lixeiras, luminárias, comunicação visual e paisagismo. A reinauguração aconteceu na sexta-feira (28), com direito a solenidade e a presença do governador em exercício, Darci Piana.

Parceria


A obra custou cerca de R$ 2 milhões, por meio de recursos investidos pela secretaria de Estado das Cidades e a Prefeitura de Paranaguá, em uma parceria que foi exaltada pelo chefe do Executivo municipal, Marcelo Roque (PSD).

É uma satisfação receber essa obra com ajuda do Governo do Estado. O governador tem olhado muito para o Litoral, as maiores obras do Estado estão aqui na nossa região. A parceria entre município e Estado é muito importante e benéfica para todos”, disse o prefeito.

O governador em exercício, Darci Piana, ressaltou a importância da revitalização do espaço para receber turistas nacionais e estrangeiros.

É uma alegria poder fazer estas obras quando Paranaguá completa 375 anos, fazendo com que ela possa acolher ainda melhor a sua população e a todos que visitam a cidade, inclusive com novos turistas estrangeiros que desembarcarão aqui no final do ano com os navios de cruzeiro”, afirmou Piana.

Solenidade de entrega do espaço foi realizada na tarde de sexta-feira (28). Foto: Prefeitura de Paranaguá


O aval de quem sempre morou no bairro


Nascido e criado no Rocio, o coordenador regional do Litoral, Arnaldo Maranhão, aprovou a revitalização do espaço.

Comemorar o aniversário da cidade vendo o resultado desses investimentos, podendo celebrar com mais obras, para que Paranaguá receba todo mundo de braços abertos, é muito gratificante”, festejou Maranhão.

Essa obra é muito forte para o turismo religioso, tanto para quem mora em Paranaguá quanto para quem mora ao redor do santuário. Mas, de modo muito especial, o investimento no turismo dá mais conforto e comodidade para aqueles que visitam o bairro e o Santuário de Nossa Senhora do Rocio”, complementou o coordenador regional.

Desde sempre


Arnaldo Maranhão também fez questão de relembrar a relação dele com o bairro.

Nós temos uma ligação muito forte. Nesse bairro nasci, me criei, estudei na escola Costa e Silva e, ainda, fui coroinha na época do padre Thomas Sheehan,que leva o nome da praça. Foi no Rocio que dei os meus primeiros passos na escola e no santuário”, contou.

Enfim, é o turismo religioso que está sendo incrementado, é mais uma opção para o morador de Paranaguá, para os devotos de Nossa Senhora do Rocio e para o os fiéis que vêm em novembro, na festa, e também nas romarias. Mas, de modo geral, a praça é localizada em Paranaguá, então, para nós que aqui moramos e vivemos, esse investimento chega em boa hora”, finalizou o coordenador regional do Litoral.