Mais de 150 pessoas precisaram ser retiradas de suas residências devido às chuvas no Litoral; região está em alerta


Por Luiza Rampelotti Publicado 24/01/2024 às 17h53 Atualizado 06/02/2024 às 15h15
||

ATUALIZAÇÃO ÀS 17H22: O número de vítimas que foram realocadas foi atualizado, visto as novas informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros.

Nos últimos dias, as chuvas que atingiram o Litoral provocaram sérios transtornos e desalojamentos em várias cidades da região. Segundo dados meteorológicos fornecidos pelo Simepar, os acumulados registrados são significativos, sinalizando uma situação de extrema preocupação. Guaratuba e Pontal do Paraná estão em estado de alerta.  

Ao analisar as quantidades de precipitação em cada município, no período de sábado (20) a terça-feira (23), constata-se que o total acumulado para toda a região litorânea nos últimos quatro dias atinge aproximadamente 637.2 milímetros. As previsões indicam a possibilidade de agravamento nos próximos dias, com uma média esperada de chuva de 180 a 200 mm até o dia 29 de janeiro.

De acordo com informações do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, desde terça-feira foram realizados 51 resgates de famílias em áreas alagadas nas cidades de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. O total de pessoas retiradas dessas áreas de risco foi de 158. Guaratuba foi a cidade mais impactada, com 55 pessoas sendo retiradas devido a residências ilhadas nos bairros Cohapar, Carvoeiro e Piçarras.

A situação levou ao acolhimento de pessoas em abrigos municipais, com 24 pessoas em Guaratuba, 16 em Matinhos e 6 em Pontal do Paraná. Além disso, foram registradas duas situações de deslizamentos de terra, uma em Matinhos, no balneário Prainha, e outra na rodovia do Ferry Boat, em Guaratuba. Ambas as ocorrências não resultaram em vítimas. Houve também a queda de uma árvore em residência, em Matinhos, sem deixar feridos.

Guaratuba pede doações

A Prefeitura de Guaratuba solicitou doações para as famílias que foram atingidas pelas chuvas. Os itens necessários são roupas masculinas (principalmente), roupas femininas e infantis, cobertores, toalhas, material de limpeza e higiene, água, colchões e travesseiros. O local de entrega é na Paróquia São Francisco de Assis, Cohapar.

Em Guaratuba, várias ruas estão debaixo da água. Foto: Reprodução/Redes sociais

Prefeito de Pontal fala sobre a situação crítica

O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes (MDB), comentou sobre a situação crítica enfrentada pela cidade. “Estamos sendo muito atingidos pelas chuvas. Nas regiões de Praia de Leste, Jardim Canadá e Jardim Jacarandá, estamos tendo problema grande com os canais, que transbordaram. O Rio Peri, que é onde desagua todos esses canais, está cheio, e não consegue ter o escoamento dessa água. Qualquer situação de emergência estamos à disposição. Vamos tentar achar uma saída”, afirmou.

O prefeito também ressaltou que a Secretaria de Obras está realizando o monitoramento dos pontos de alagamento em conjunto com a Defesa Civil. “Estamos atuando na limpeza de alguns canais em que é possível fazer a drenagem“, complementou.

O prefeito também ressaltou que a Secretaria de Obras está realizando o monitoramento dos pontos de alagamento em conjunto com a Defesa Civil. Foto: Reprodução/Rudão Gimenes

Matinhos terá interrupção de energia

Já em Matinhos, a Copel informou que nesta quarta-feira realizará uma interrupção no fornecimento de energia elétrica na Rua Ásia, no balneário Albatroz, com o intuito de prevenir acidentes relacionados à eletricidade devido às intensas chuvas que resultaram em alagamentos na região.

Pode ser uma imagem de corpo d'água
Situação do balneário Flamingo, em Matinhos. Foto: Reprodução/Internet

Paranaguá com ruas esburacadas

Em Paranaguá, diversas ruas foram afetadas pelas chuvas, com a abertura de crateras nas vias. No cruzamento da Rua Manoel Correa com a Avenida Coronel Santa Rita, no bairro Tuiuti, parte da calçada cedeu e também o asfalto.

Relatos de moradores também indicam situações semelhantes em ruas do Parque Agari, Porto Seguro, Rua Domingos Peneda com a Rua Getúlio Vargas, entre outras.

No cruzamento da Rua Manoel Correa com a Avenida Coronel Santa Rita, no bairro Tuiuti, parte da calçada cedeu e também o asfalto. Foto: Reprodução/Ilha do Mel FM

As chuvas por cidade foram intensas, conforme os registros do Simepar, datados de sábado até terça-feira:

  • Antonina: 172.8 mm
  • Guaratuba: 222.4 mm
  • Paranaguá: 192.2 mm
  • Guaraqueçaba: 155.0 mm
  • Matinhos: 260.4 mm
  • Morretes: 66.8 mm

É importante observar que a estação meteorológica de Pontal do Paraná está quebrada, impedindo o registro da quantidade de precipitação na cidade. As autoridades locais continuam em alerta, e a população é orientada a seguir as instruções dos órgãos de defesa civil diante da iminência de mais chuvas nos próximos dias.