Mais de 3 mil pessoas visitaram o navio de guerra NDM Bahia G40, no Porto de Paranaguá


Por Redação Publicado 21/01/2023 às 20h44 Atualizado 18/02/2024 às 02h58

A Marinha do Brasil, em parceria com a empresa pública Portos do Paraná, atracou três navios na manhã de sexta-feira (20), em Paranaguá. As embarcações contam com cerca de 1.150 tripulantes vindos do Rio de Janeiro, divididos no NDM Bahia G40, na Fragata Liberal e na Fragata Defensora.  

O maior dos três navios, o NDM Bahia G40, foi liberado para visitação do público em geral no período da tarde deste sábado (21), das 13h às 19h. Mais de 3 mil pessoas puderam conhecer o interior da embarcação e conferir de perto um navio de guerra.

O JB Litoral esteve a bordo e realizou uma transmissão ao vivo pela página do Facebook para falar sobre os detalhes da atracação e convidar a população a visitar o navio. De acordo com o gerente da Diretoria Empresarial da Portos do Paraná, Luciano Rosina, a empresa pública atendeu as embarcações da Marinha em três berços públicos e auxiliou no recebimento dos visitantes.

Entendemos ser de muita importância essa possibilidade de abrir às portas dos Portos do Paraná às pessoas, de elas poderem conhecer nossas estruturas, assim como os navios que atracam todos os anos nesse mesmo período”, disse.  

Experiência única

O casal Laila de Paula Veiga e Miguel da Veiga Paula Neto, ambos de Paranaguá, foram visitar a embarcação e ficaram admirados com a estrutura do G40. “Foi uma experiência única conhecer de perto o navio, como é a rotina dos tripulantes, oficiais, o interior do navio e como funciona cada setor. É muito interessante e um trabalho muito bonito”, disse Laila.

Já Miguel já havia visitado uma embarcação anteriormente. “Não é minha primeira experiência. Hoje eu também vi a Fragata Defensora, a qual o oficial explicou muito bem a rotina deles e como funciona todos os setores. É muito interessante verificar a rotina dos marinheiros, oficiais, além de ser muito bonito”, comentou.  

A visitação foi gratuita e aconteceu apenas neste sábado. Inúmeras pessoas puderam fazer suas selfies no convés e postar em suas redes sociais, como uma lembrança de um momento único e diferenciado.

Os navios atracados no porto parnanguara fazem parte da operação denominada Aspirantex, que acontece anualmente sempre no mês de janeiro. A atividade é um exercício operativo que começa no Rio de Janeiro, promovendo o treinamento da tripulação e dos aspirantes à Escola Naval, com o intuito de ser uma familiarização à vida de embarcados.

Enquanto parte da esquadra permanece atracada no porto paranaense, outras estão paradas no porto vizinho de Itajaí, em Santa Catarina. Na segunda feira (23), todas se encontrarão em mar, para seguir com atividades de formação.