Mapa mostra alta incidência de raios no litoral paranaense; veja


Por Marinna Prota Publicado 16/08/2021 às 13h56 Atualizado 16/02/2024 às 10h20

Com as chuvas que atingem a região leste do Paraná, nos municípios litorâneos, houve o aumento da incidência de raios na costa do estado. Segundo o monitoramento feito pelo ELAT, Grupo de Eletricidade Atmosférica, as descargas de energia em Paranaguá, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina e Guaratuba são de moderada intensidade. Segundo o Simepar, que realiza a observação do tempo na cidades, o número de descargas é espera pelas condições climáticas favoráveis.

O Brasil é o país campeão mundial em incidência de raios, com cerca de 77,8 milhões de raios por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Entre os motivos está o fato de ser o maior país da zona tropical do planeta, onde o clima é quente e favorável à formação de tempestades e raios. Guaratuba, segundo o Grupo de Pesquisa em Fenômenos da Eletricidade Atmosférica (FEA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é o município com maior incidência da atividade no litoral do Paraná.

Veja abaixo o mapa o ELAT sobre a atividade elétrica na tempestade que atinge o litoral do Paraná

Veja também o mapa de descargas feito pelo Simepar que abrange as descargas ocorridas até as 13h30 desta segunda-feira (16).