Maria Fumaça natalina chega em Paranaguá nesta sexta (16)


Por Luiza Rampelotti Publicado 14/12/2022 às 14h32 Atualizado 18/02/2024 às 00h02

Uma das principais atrações natalinas no Paraná, a Maria Fumaça voltará a circular após dois anos de restrições por conta da pandemia. A locomotiva histórica, da década de 50, passará nesta sexta e sábado (16 e 17) por Paranaguá.

Na sexta, o trajeto da Maria Fumaça, toda enfeitada para o Natal e com a presença do Papai Noel, começa na Estação Dom Pedro, no porto, com partida por volta das 19h30. A locomotiva segue até a passagem em nível da Roque Vernalha, onde faz uma parada às 20h, e depois segue para a Estação do km 5 (próximo à Klabin), com previsão de chegada às 20h30.  

Já no dia seguinte, sábado, a Maria Fumaça sai da Estação do km 5 (próximo à Klabin), por volta das 18h30, depois faz uma parada de 15 minutos em Alexandra, às 19h30, e segue até Morretes, onde a previsão de chegada é às 21h30.

A assessoria de imprensa da Rumo explica que o acesso à Estação do km 5 é restrito, pois é onde fica o pátio da empresa e manobras constantes são realizadas no local. “A população poderá ver a Maria Fumaça nas proximidades da via férrea, nos bairros Vila São Jorge e Parque São João“, diz.

O passeio é feito pelo projeto Trem de Natal da Rumo, uma parceria da empresa de logística ferroviária com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). O objetivo é reunir as famílias para compartilharem momentos de lazer e de cultura acompanhando a passagem da locomotiva preparada para a ocasião especial.

A Maria Fumaça que irá circular é a locomotiva Mallet 204, fabricada em 1950 e a única em circulação na América do Sul. Todo o trajeto será acompanhado pelo Bom Velhinho, que irá embarcar em um vagão especial que acompanha a locomotiva.

Cuidados e segurança

Para que todos possam assistir à passagem do Trem de Natal 2022 em segurança, a Rumo chama a atenção da população para alguns cuidados essenciais:

  • Mantenha distância segura de 5 metros da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem;
  • Escolha um local seguro para registrar suas selfies e imagens;
  • Nunca toque ou suba em locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados.

Atenção: o horário de circulação é estimado com base na programação da operação ferroviária. Por questões operacionais, e de força maior como fortes chuvas, podem ocorrer eventuais atrasos e mudanças de localidade/horário sem aviso prévio.

*Com informações da RUMO