Matinhenses já receberam mais de R$ 481 mil em linhas de crédito da Fomento Paraná neste ano


Por Luiza Rampelotti Publicado 01/10/2022 às 20h56 Atualizado 17/02/2024 às 18h26

De janeiro a agosto deste ano, a Sala do Empreendedor de Matinhos já atendeu 4.422 pessoas com os serviços oferecidos. No ano passado, a média de atendimentos foi de 5 mil. A informação é da Prefeitura, que divulgou um balanço sobre as ações da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico na quinta-feira (29).

O poder municipal também informou que, por meio da agência da Fomento Paraná na cidade, já foram liberados R$ 481.400 em linhas de microcrédito para pessoas físicas ou jurídicas, além de micro e pequenas empresas, neste ano. Em 2021, o número totalizou R$ 912.985,21 para 110 contratos.

Além disso, em março de 2022, o Município inaugurou o posto do INSS – um marco na história da cidade, de acordo com a gestão municipal. “O posto do INSS visa facilitar a vida dos munícipes que antes precisavam se locomover até municípios vizinhos para o atendimento”, explica a administração. Desde sua inauguração, o posto já atendeu 2 mil pessoas.

Já a Agência do Trabalhador, espaço onde o trabalhador pode dar entrada no seguro-desemprego e buscar por ofertas de trabalho, além de, em algumas, ter acesso a cursos, fazer entrevistas de emprego, dispor de agente de crédito e dar entrada em documentos como Carteira de Trabalho (CTPS), teve uma média de 2.600 serviços prestados em 2022.

Em 2021, a média foi de 5 mil atendimentos. “Esse é um número expressivo considerando a complexidade e a variedade de seus serviços”, comenta o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, José Luís Leal.

No ano passado, o DETRAN também atendeu cerca de 5 mil pessoas. O objetivo da prefeitura é que tão logo seja possível, o município receba um posto avançado do órgão, buscando melhorar e expandir os tipos de atendimentos feitos na cidade.

Contamos ainda com a Junta Militar, que em 2021 teve um giro médio de 2 mil atendimentos e, neste ano, já foram mais de 900 pessoas atendidas até agosto”, informa o secretário.

De acordo com ele, os serviços das agências comunitárias dos Correios foram expandidos e, agora, Matinhos conta com dois novos postos – um no Terminal Rodoviário José Bonatto e outro no Balneário Gaivotas, para melhor atender a população e descentralizar o fluxo da agência central.

Reafirmamos o nosso compromisso com a população, buscando sempre soluções que possam facilitar a vida da nossos contribuintes, visando o desenvolvimento social e econômico da nossa cidade”, conclui o secretário.

*Com informações da Prefeitura de Matinhos