Matinhos conquista Selo Caixa Gestão Sustentável e é reconhecido por compromisso com boas práticas de governança
O município de Matinhos recebeu, na última sexta-feira (7), o Selo Caixa Gestão Sustentável, um reconhecimento da Caixa Econômica Federal para cidades que adotam boas práticas de governança e responsabilidade socioambiental em sua gestão pública. A cidade alcançou a certificação Topázio, com 78 pontos, após avaliação em 21 indicadores ambientais, sociais, de governança e climáticos.
O prefeito de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo (PSDB), o Zé da Ecler, celebrou o marco para o município e reafirmou o compromisso de continuar avançando em direção a práticas ainda mais sustentáveis e inclusivas. “Receber este título é muito importante, porque mostra que nossa cidade está crescendo junto com a preservação. Nosso objetivo é trabalhar ainda mais para alcançar novos títulos e melhorar cada vez mais a qualidade da nossa cidade“, disse.
Reconhecimento de boas práticas
O Selo Caixa Gestão Sustentável reconhece as cidades cujos indicadores refletem a implementação de soluções eficazes, transparentes e sustentáveis. Segundo a Caixa, esse reconhecimento promove uma administração responsável, melhora a qualidade de vida dos cidadãos e otimiza o uso dos recursos naturais sob a gestão local.
A adesão ao programa é voluntária e tem validade de dois anos. Os municípios que buscam esse reconhecimento são avaliados por meio de 21 indicadores, classificados em quatro aspectos: Ambiental, Social, Governança e Climático.
A certificação tem níveis diferenciados de acordo com a pontuação alcançada: Cristal (a partir de 60 pontos), Topázio (a partir de 70 pontos), Safira (a partir de 80 pontos) e Diamante (a partir de 100 pontos). A concessão do Selo busca incentivar os municípios a alcançarem as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ações de combate à pobreza, proteção do meio ambiente e do clima, e garantir a paz e a prosperidade para todos.
Benefícios para o município e a população
Entre as vantagens para os municípios que obtêm o Selo estão condições diferenciadas na contratação de produtos e serviços junto à Caixa Econômica Federal. Além disso, a certificação proporciona maior percepção de bem-estar e qualidade de vida ao cidadão através do incentivo aos municípios de práticas sustentáveis e governança.
Para Matinhos, além do reconhecimento do trabalho realizado pela administração municipal, estão as demais vantagens:
- Condições diferenciadas na contratação de produtos e serviços bancários junto à Caixa Econômica Federal: O município terá acesso a taxas de juros mais baixas e outras vantagens na contratação de produtos e serviços financeiros com a Caixa.
- Maior visibilidade para o município: A conquista do Selo aumenta a visibilidade de Matinhos para potenciais investidores e turistas, além de fortalecer a imagem da cidade como um local comprometido com a sustentabilidade.
- Incentivo à implementação de novas políticas públicas: O Selo serve como um incentivo para que o município continue implementando novas políticas públicas que promovam a sustentabilidade e a qualidade de vida da população.
“Receber este título é muito importante para nós, pois demonstra que estamos no caminho certo em busca de uma gestão pública mais eficiente, transparente e sustentável. Este é um compromisso que assumimos com a nossa comunidade e que seguiremos firmes em implementar”, disse Zé da Ecler ao JB Litoral.
Presenças
A cerimônia de entrega do título aconteceu na Câmara Municipal, contando com a presença da primeira-dama Regina Viana, do presidente da Câmara, José Fernando de Lima, dos vereadores Gerson Júnior e Almir Leite, além de representantes da Caixa Econômica Federal, incluindo o superintendente executivo Marques Calixto e o gerente-geral Cleidson dos Santos. Também estiveram presentes Nelson Cotovicz, presidente da Adetur Litoral, e Esdras Ribeiro, representante da Associação Comercial Empresarial de Matinhos (ACIMA).