Matinhos inova: Prefeitura adota Inteligência Artificial para aprimorar relacionamento com cidadãos


Por Luiza Rampelotti Publicado 19/02/2024 às 18h07

A Prefeitura de Matinhos está modernizando o atendimento ao cidadão ao adotar a ferramenta de inteligência artificial MIA, fornecida pela empresa Gove. Essa iniciativa, que está funcionando desde 1º de fevereiro, visa maior eficiência e representa um marco no processo de transformação digital da gestão pública local.

MIA Matinhos
A ferramenta oferece um assistente virtual para autoatendimento via WhatsApp, tornando mais acessíveis diversos serviços da Secretaria de Finanças, como IPTU, Dívida Ativa, ISS, Alvarás, Taxas Mobiliárias, entre outros. Foto: Prefeitura de Matinhos

A MIA, que significa “Matinhos Inteligência Artificial”, foi desenvolvida para simplificar a interação entre a Prefeitura e os contribuintes, promovendo uma melhoria nos registros cadastrais e, consequentemente, aumentando a eficiência na arrecadação de tributos. Além de agilizar os processos burocráticos, a inovação também fortalece a comunicação digital entre a Administração e os cidadãos.

Comunicação multicanal e assistente virtual para autoatendimento

Um dos destaques da MIA é sua capacidade de estabelecer comunicação multicanal, utilizando e-mail, SMS e WhatsApp para se conectar diretamente com os contribuintes. Essa abordagem diversificada visa atingir a população de Matinhos de maneira mais abrangente e eficaz.

Além disso, a ferramenta oferece um assistente virtual para autoatendimento via WhatsApp, tornando mais acessíveis diversos serviços da Secretaria de Finanças, como IPTU, Dívida Ativa, ISS, Alvarás, Taxas Mobiliárias, entre outros.

Para utilizar a MIA, basta adicionar o número (41) 3971-6000 em seus contatos e enviar um simples “Oi.”

Transformação digital na gestão pública

O secretário de Finanças, José Luís Leal, destaca que a adoção do software Gove é fundamental para a transformação digital da Prefeitura. “A Prefeitura ganhará eficiência em seus processos e aumentará a proximidade junto ao cidadão e transparência do governo. Esses fatores, fundamentais para o bom funcionamento da gestão pública moderna, demandam necessariamente das administrações o uso de novas tecnologias” ressalta.

A utilização do software permitirá à Administração Municipal se comunicar digitalmente com os cidadãos de maneira massiva e segmentada, possibilitando o envio de lembretes de pagamento, avisos de débitos tributários, informações sobre conquistas do município, prestação de contas, alertas importantes, entre outros.

*Com informações da Prefeitura de Matinhos

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