Matinhos promove Semana Literária com foco no incentivo à escrita e leitura entre jovens e crianças


Por Amanda Batista Publicado 02/05/2023 às 12h42 Atualizado 18/02/2024 às 10h29

A Semana Literária, promovida pela Secretaria de Educação, começa nesta terça-feira (2), em Matinhos, e vai até o próximo sábado (6), no Calçadão Central, em frente à Casa da Cultura e Câmara de Vereadores, das 9h às 20h. O evento trará leitura compartilhada, contação de história, show acústico, bate papo com autores e muito mais.

Durante todos os dias haverá a venda de livros e um espaço para leitura. Nesta terça, a Contação de História começa às 14h, com o texto “Varinha de imaginar” e “O monstro das cores”, contado pela Boneca Gi e Vi do Pezão.

Já às 15h é a vez da leitura compartilhada do texto “O homem do saco”, contada por Rafaela Gandin, Gislene Singer e Vitória Ternovski. Logo depois, às 19h, o público poderá participar de um bate-papo com os autores presentes no evento.

Na quarta-feira (3), a Contação de História começa cedo, às 9h30, com os textos “A bruxinha invejosa” e “A princesa diferente”. No período da tarde, às 14h, a iniciativa continua com os textos “Com que roupa irei para a festa do rei” e “A janta da Anta”.

No mesmo dia, também acontece o bate-papo com Zigh Koch, do projeto “Litoral do Paraná – Impressões, Cultura e Natureza” (PRONAC 230307), das 15h às 17h. Mais tarde, às 18h, os visitantes terão um momento de descontração com o show acústico da cantora Dulce Lopes no lançamento do  Concurso Municipal de Redação – Programa Jovem Autor Matinhense, criado de acordo com a Lei Municipal nº 2.237/2021.

Quinta-feira (4), também é dia de contação de história, com os textos “O homem que quase enganou a morte”, “Tudo bem ser diferente”, “O marimbondo zangado”, “A lenda do pinheiro e da palmeira”, “A princesa e o sapo”, “História do lobo de todas as cores” e “Fecha os olhos”, a partir das 9h30.
Mais tarde, a partir das 16h, haverá o lançamento do Clube da Leitura e apresentação do Projeto Alegro, que promove a educação musical como ferramenta de transformação social em Curitiba e na Região Metropolitana.

No penúltimo dia da iniciativa, sexta-feira (5), o professor de xadrez Sérgio Herkert desenvolverá uma série de atividades lúdicas de matemática, xadrez e educação física livre para todos os públicos, às 15h.
Logo mais, às 17h30, haverá o lançamento do convite para formação da Academia de Letras de Matinhos com amadrinhamento da Academia de Letras de Toledo. Por fim, no sábado (6), a venda de livros e espaço leitura estarão funcionando das 9h até às 20h.