Matinhos sedia seminário nacional sobre Enchentes e Deslizamentos e Gestão Ambiental Costeira


Por Luiza Rampelotti Publicado 12/07/2023 às 12h29 Atualizado 18/02/2024 às 16h32

Matinhos sediou, na segunda e terça-feira (10 e 11), o Seminário Nacional Sobre Enchentes e Deslizamentos em Encostas, organizado pela Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (SOBRADE). Realizado no SESC Caiobá, o seminário reuniu especialistas e profissionais engajados na discussão de medidas preventivas, corretivas e de recuperação ambiental relacionadas a enchentes e deslizamentos.

Ao longo do evento, foram realizadas palestras que abordaram uma ampla gama de temas relacionados ao assunto. Representantes da Defesa Civil de diversas partes do país participaram das apresentações, bem como representantes do Instituto Água e Terra (IAT), IBAMA e Polícia Militar (PM). Clivor Negochadle, fiscal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Matinhos, também marcou presença e contribuiu para as discussões.

Durante os dois dias de intensa programação, vários profissionais renomados compartilharam seus conhecimentos e experiências. Alguns dos tópicos abordados incluíram uma visão panorâmica da problemática de enchentes e deslizamentos no Brasil e no Paraná; o papel da Defesa Civil nesse contexto; licenciamento ambiental em áreas de risco; estudo de casos na Serra do Mar; a necessidade legal de restrição de uso em áreas de risco nos planos diretores municipais; tecnologia e monitoramento ambiental para proteção contra desastres naturais; planejamento da drenagem urbana para contenção de cheias e políticas públicas para a gestão eficiente e medidas preventivas em áreas de risco nas cidades.

Clivor Negochadle, fiscal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Matinhos, também marcou presença e contribuiu para as discussões. Foto: Prefeitura de Matinhos

Nesta quarta-feira (12), os participantes do seminário tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica aos parques e áreas verdes de Curitiba. Durante essa visita, foram discutidas estratégias preventivas para enchentes, visando aprimorar a capacidade de resposta das autoridades e a segurança das comunidades.


Seminário sobre Gestão Ambiental Costeira

Além disso, a cidade de Matinhos também sediará o Seminário sobre Gestão Ambiental Costeira, organizado pela SOBRADE, com duração de dois dias, iniciando nesta quarta-feira (12), no SESC Caiobá. Nesse evento, serão debatidos diversos assuntos, como os desafios das obras de engenharia em regiões costeiras; gestão ambiental para a sustentabilidade das cidades litorâneas; impactos nas cidades praianas durante o período de veraneio; desafios na gestão da água e saneamento; licenciamento ambiental na região costeira e a complexidade e diversidade de manguezais e restingas, bem como os desafios relacionados à sua recuperação.

Para o fiscal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Matinhos, Clivor Negochadle, a realização desses seminários demonstra a preocupação das autoridades e organizações em abordar os problemas enfrentados pelas regiões costeiras, encostas e Serra do Mar, decorrentes de eventos extremos intensificados pelas mudanças climáticas.

Durante os dois dias de intensa programação, vários profissionais renomados compartilharam seus conhecimentos e experiências. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Os eventos oferecem um espaço valioso para o compartilhamento de conhecimento, o debate de soluções e o estabelecimento de diretrizes para a prevenção e mitigação dos impactos causados por enchentes, deslizamentos e outros desastres naturais. A participação ativa de profissionais e autoridades, bem como a visita técnica, enfatizam o compromisso em encontrar soluções efetivas e promover a segurança e sustentabilidade das regiões afetadas”, afirma ao JB Litoral.