Menino de 1 ano é salvo por agente da GM após engasgar em Paranaguá
O guarda civil municipal Paulo Sergio de Souza salvou um menino de apenas 1 ano, que se engasgou ao comer uma salsicha, na noite de sexta-feira, 3. O agente encontrava-se em serviço na sede da corporação, na Vila Padre Jackson, quando foi surpreendido pela mãe do bebê, que chegou ao local pedindo socorro.
“Ela disse que seu filho de 1 ano e 4 meses não estava conseguindo respirar. “Imediatamente, comecei a fazer a manobra de Heimlich, o que forçou a criança a jogar vários pedaços de salsicha pela boca. Em seguida, acompanhei a família no encaminhamento do menor até a UPA, onde já chegou respirando”, disse Paulo Sergio.
Após receber os primeiros atendimentos médicos, foi apurado que a criança teria tido uma convulsão e, por isso, se engasgou.
MANOBRA DE HEIMLICH
Considerado o melhor método de desobstrução de vias aéreas em ambiente pré-hospitalar, a manobra de Heimlich é facilmente aplicável e comumente disseminada em serviços de treinamento a primeiros socorros. Basicamente ela conduz à tosse induzida, que leva à desobstrução da via aérea.