Mês das crianças: campanha “O Legal é Brincar” é lançada em Paranaguá
Outubro chegou e, com ele, uma das datas mais esperadas: o Dia das Crianças. Mas, o que muita gente grande não sabe, é que longe de serem apenas objetos, muitas vezes os brinquedos são instrumentos que estimulam e favorecem o ato de brincar. Segundo estudiosos do assunto, brincar é um meio de desenvolver capacidades importantes, como atenção, memória, imitação e imaginação, além de proporcionar o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.
Embora tudo isso não dependa exclusivamente dos brinquedos, todas as crianças gostam de ganhá-los, especialmente no dia dedicados a elas. Foi pensando principalmente nas crianças com necessidades especiais cujas famílias não têm condições financeiras de presenteá-las, que a Prefeitura de Paranaguá lançou o projeto “O Legal é Brincar”.
Iniciativa e onde entregar as doações
O objetivo é promover um Dia das Crianças especial. O projeto tem a participação de quatro secretarias municipais: Secretaria de Gabinete Institucional (SMGI); secretaria de Educação e Ensino Integral (SEMEDI); secretaria de Esportes (SESPOR) e secretaria de Cultura e Turismo (SECULTUR). Os brinquedos serão recebidos em oito pontos distribuídos pela cidade.
Confira onde ficam os pontos de coleta:
- Subprefeitura Nilson Neves;
- Subprefeitura Ilha dos Valadares;
- Subprefeitura de Alexandra;
- Prefeitura de Paranaguá;
- Arena Albertina Salmon;
- Ginásio João Hélio Alves (Jardim Esperança);
- Secretaria de Educação e Ensino Integral;
- Centro Educacional Municipal de Referência ao Transtorno do Espectro Autista.
As doações serão destinadas às crianças atendidas pelo Centro Educacional Municipal de Referência ao Transtorno do Espectro Autista (CEMR-TEA); Escola Municipal Eva Cavani – Educação Especial e Escola Nydia Moreira Garcêz – Escola para Surdos.
Mobilização
Para a primeira-dama e secretária de Gabinete Institucional, Amanda Roque, a ação irá fazer o Dia das Crianças de muitos parnanguaras uma data ainda mais feliz.
“Pensamos na felicidade das nossas crianças, queremos vê-los com brilho nos olhos e é por isso que estamos mobilizando todo mundo para tornar esse dia tão especial”, disse.
Já o secretário de Esportes, Helton Ambrósio, tem esperança de que a população abrace a ideia. “Cada um de nós pode ser um agente transformador na vida de crianças e jovens, e sei que conseguiremos se cada um que puder fazer sua doação. Queremos atender todas essas crianças da educação especial e inclusiva. A ideia é arrecadar o máximo de brinquedos”, ressaltou Ambrósio.
A campanha de arrecadação acontecerá até o dia 13 de outubro. No entanto, ainda não está definida a data para a entrega dos presentes às crianças.