Mestre de capoeira dá aulas gratuitas para moradores do Emboguaçu, em Paranaguá


Por Amanda Batista Publicado 29/05/2023 às 16h22 Atualizado 18/02/2024 às 12h33
As aulas são realizadas no Centro Cultural Recanto Vermelho, localizado na rua Toledo, nº 136. Inscrições podem ser feitas no local. Foto: Secretaria de Esportes de Paranaguá

Desde o último sábado (27), os moradores do bairro Emboguaçu, em Paranaguá, têm a oportunidade de participar de aulas gratuitas de capoeira angola oferecidas pelo Mestre Walter Rodrigues Vellozo. As aulas são realizadas no Centro Cultural Recanto Vermelho, localizado na rua Toledo, nº 136, e ocorrem todos os sábados a partir das 15h.

O Mestre Walter conta que a ideia é utilizar a iniciativa como instrumento de inclusão social e promoção do bem-estar. Ele ainda explica que, embora as aulas sejam abertas para toda a cidade, o foco principal está nos moradores do bairro, que são socialmente vulneráveis.

A ideia deste trabalho é atingir a comunidade carente do Emboguaçu, embora as aulas sejam livres para pessoas de toda a cidade, já que o espaço escolhido é bem amplo, com muita vegetação e uma boa ventilação, o que vai contribuir com a prática adequada do esporte”, explica o professor.

As inscrições são gratuitas e acontecem no local e horário das aulas.

Capoeira para todos

O Mestre Walter, que possui 43 anos de experiência como professor, tem se dedicado a ensinar a arte em escolas há 27 anos. Ao longo de sua carreira, ele desenvolveu vários projetos e organizou eventos relacionados à capoeira, que promovem a conexão entre os alunos e a ancestralidade negra no Brasil.

Atualmente, o Mestre está focado no ensino da capoeira angola, uma modalidade que favorece o conhecimento cultural e individual. “A capoeira angola possui menor impacto físico, o que a torna acessível a qualquer pessoa interessada. Além disso, essa modalidade tem um forte vínculo com a ancestralidade negra”, destaca o professor.

Mestre Walter ensina capoeira desde 1985; ele começou a aprender o esporte em 1978 e, em 2004, se graduou como mestre. Foto: Reprodução/Redes sociais

Além das aulas gratuitas oferecidas no Centro Cultural Recanto Vermelho, Walter também atua em parceria com a Secretaria de Cultura de Paranaguá e ministra aulas no CRAS Vila Garcia, na Subprefeitura Nilson Neves e no estádio Fernando Charbub Farah, conhecido como Gigante do Itiberê.

Para obter mais informações sobre os horários das aulas ou esclarecer dúvidas, entrar em contato diretamente com o Mestre Walter pelo número (41) 99118-4839.