Microdrenagem da Orla de Matinhos será iniciada após o Carnaval; “vai diminuir os alagamentos”


Por Redação Publicado 15/02/2023 às 15h12 Atualizado 18/02/2024 às 04h52

O Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação pública e responsável pela execução das obras de engordamento da praia e revitalização da orla de Matinhos, em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), planeja iniciar a microdrenagem após as celebrações de Carnaval. A obra foi adiada para evitar transtornos durante a temporada de verão, quando o Litoral recebe milhares de turistas.

A ação, em conjunto com a macrodrenagem, deve minimizar os estragos causados pelas cheias na cidade, uma queixa recorrente de moradores e turistas. “Esses serviços vão diminuir e muito as cheias em toda a região de Matinhos”, afirmou o diretor de Saneamento Ambiental do IAT, José Luiz Scroccaro.

Para o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Luiz Cioli, a microdrenagem vai ajudar especialmente nos períodos de temporal, entre dezembro e janeiro, época de chuvas intensas na região. “A microdrenagem vai levar a água das ruas para a macrodrenagem, que deságua no mar. Os cavaletes estão sendo feitos em forma de U para o escoamento ser mais rápido. Isso vai nos ajudar a diminuir os alagamentos que são constantes aqui no município“, explica.

Das frentes de trabalho que compõem a modernização do trecho de 6,3 quilômetros entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida, apenas o serviço de microdrenagem ainda não começou. José Luiz ressalta que a obra deve proporcionar um escoamento mais eficiente em relação ao sistema atual, mas que ela não garante a completa ausência das cheias.

O tempo estimado para a conclusão dos serviços é de 14 meses, com investimento de R$ 39,2 milhões.

Revitalização da Orla

Matinhos está recebendo o investimento de R$ 314,9 milhões do Governo do Paraná para modernização da área costeira. Além da engorda da faixa de areia e implantação de estruturas marítimas semirrígidas (espigão, headlands, guias-correntes), as obras em canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem vão fortalecer o turismo e aumentar a qualidade de vida dos moradores.

A reconstrução urbanística da praia e da calçada, com o plantio de árvores nativas e melhorias na pavimentação asfáltica, também fazem parte do projeto. A conclusão da revitalização da Orla de Matinhos está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2024.