Ministro Marcelo Queiroga se compromete a auxiliar a prefeitura na construção de novo hospital em Matinhos


Por Luiza Rampelotti Publicado 26/09/2022 às 07h30 Atualizado 17/02/2024 às 18h03
novo hospital, matinhos

O prefeito José Carlos do Espírito Santo (Podemos), o Zé da Ecler, se elegeu com a promessa de construir um novo hospital em Matinhos. Desde o início de seu mandato, em 2021, ele tem buscado parcerias para concretizar o compromisso.

No ano passado, a Prefeitura comprou um terreno para a futura obra na avenida Portal das Praias. Além disso, em outubro daquele ano, Zé esteve em Brasília e foi recebido pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a quem apresentou a proposta da nova unidade hospitalar, e obteve notícia positiva sobre possível apoio do Governo Federal para o projeto. Depois, em dezembro, ele conversou com o governador Ratinho Junior (PSD), que também se comprometeu em apoiar a obra com recursos.

Neste sábado (24), Queiroga esteve pessoalmente no município litorânea para verificar o local do empreendimento. Acompanhado do líder do Governo Federal no Congresso Nacional, o deputado federal Ricardo Barros (PP), e do secretário de Estado da Saúde do Paraná, César Augusto Neves Luiz, o ministro reforçou a parceria com o poder municipal para a construção do novo hospital.

“Estaremos juntos e unidos para realizar esse sonho de ter um grande hospital para atender a população de Matinhos e municípios vizinhos”, disse Queiroga. Foto: divulgação

Promessa de campanha


Emocionado, o prefeito Zé da Ecler agradeceu a presença de Queiroga e relembrou seu comprometimento. “Nunca tinha vivenciado, nos 34 anos que moro em Matinhos, uma visita técnica vinda do principal técnico do Brasil, nosso ministro Marcelo Queiroga. Lá em Brasília, eu já tinha ouvido do ministro que ele iria nos ajudar, através do dinheiro público federal, a construir o tão importante hospital para atender nosso povo e de todo o Litoral”, disse.

Ele ainda ressaltou que a visita só foi possível porque sua gestão comprou o terreno e está cumprindo com o prometido nas propostas de governo registradas em cartório, na época das eleições municipais, em 2019. “Prometi que iríamos fazer um hospital com a ajuda do governo do Estado e Federal e, com a visita do próprio ministro da Saúde, isso nos traz a garantia de que ele irá nos ajudar a cumprir com o prometido. Faremos a maior obra, a mais importante, a que irá salvar vidas de todos que vierem ao Litoral”, comentou.

Durante a visita, o secretário de Saúde do Paraná também ressaltou o apoio do governo estadual no projeto. “Com certeza, com o apoio do nosso governador, [a construção] será materializada”, declarou.

Visita técnica


Marcelo Queiroga é o 4º ministro da Saúde da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL), iniciada em 2019. Ele assumiu a pasta em março de 2021, após três outros ministros terem saído do cargo no período de um ano, durante a pandemia de coronavírus.

Em Matinhos pela primeira vez, Queiroga falou sobre a importância turística do Litoral do Paraná para o Brasil. “O Brasil quer conhecer o mar do Paraná, por isso precisamos desenvolver essa região, e isso significa desenvolver, também, o turismo. As pessoas que vierem para cá, para o turismo, têm que ter condições de atendimento de saúde adequado, do melhor padrão que é a característica do sistema de saúde do Paraná”, comentou.

Ele também relembrou a visita de Zé Carlos à Brasília, quando o ministro solicitou a realização de análises técnicas com o intuito de verificar se Matinhos comportaria um hospital. “Estamos hoje fazendo uma visita técnica justamente para constatar o que já sabíamos, que essa região precisa de um hospital com capacidade de atender não só a população do Litoral, mas todos aqueles que vêm conhecer essa maravilhosa região do nosso Brasil. Estaremos juntos e unidos para realizar esse sonho de ter um grande hospital para atender a população de Matinhos e municípios vizinhos”, afirmou.