Moradores do Emboguaçu, em Paranaguá, se reúnem para limpar as ruas do bairro


Por Luiza Rampelotti Publicado 25/04/2022 às 15h54 Atualizado 17/02/2024 às 07h02

No domingo (24), quem passou pela rua Tuffi Maron, no bairro Emboguaçu, em frente ao Colégio Estadual São Francisco, se surpreendeu com a ação de alguns moradores em pleno “dia de descanso”. Eram cinco homens que estavam fazendo a limpeza da calçada, tomada pelo mato, em frente ao ponto de ônibus.

Liderada por Francisco de Assis Lopes do Nascimento, a equipe se reuniu para limpar as ruas do bairro mesmo sem recursos ou apoio. “Desde quando cheguei do Ceará, há dois anos, me preocupo com o bairro. Eu tomo a iniciativa, chamo o pessoal para colaborar e fazemos a limpeza. Ontem (no domingo) não foi diferente”, conta Assis.

Segundo ele, os próprios moradores pediram para que o cearense se candidatasse à presidência da Associação de Moradores. Com chapa única, ele venceu a eleição e deve assumir a associação ainda nesta semana, quando a documentação necessária e formalização estiver pronta. “Mesmo não tendo assumido ainda, toda a chapa está disposta a mostrar serviço, coisa que desde que cheguei aqui eu não vejo”, comenta o presidente.

Assis conta que os homens que estavam limpando a rua fazem parte da chapa e, apesar de não terem nenhum recurso, conseguiram as ferramentas emprestadas. “Somos uma chapa, quando um não pode, o outro vai e ajuda. Mesmo sem recurso, sem apoio, a gente faz”, afirma.

Ele também destaca que manter o bairro limpo não é um dever apenas da associação, mas de todos os moradores. “Nós limpamos em frente à parada de ônibus, porque ali estava mais crítico. Vou fazer aquilo que estiver ao meu alcance pelo Emboguaçu, mas o povo também precisa colaborar e se conscientizar que é dever de todos não sujar e manter limpo”, comenta.

Mais limpeza nesta segunda (25)


O presidente do bairro afirma que nesta segunda-feira (25), às 16h, outra ação de limpeza será realizada. Desta vez, na estrutura do ponto de ônibus em frente ao colégio.

O ponto de ônibus está todo riscado, os alunos saem da escola e rabiscam com corretivo. Queremos conscientizar os alunos, os moradores, a manterem limpo e tenho certeza que a equipe será bastante competente dentro daquilo que estiver ao nosso alcance”, diz.

Ele ainda pede a colaboração da população com ferramentas e material de limpeza. “Se a povo nos ajudar colaborando, vamos precisar de ferramentas, carro de mão, pá, enxada, para podermos manter o bairro limpo, roçar, capinar, pintar as calçadas e o que mais pudermos fazer”, afirma.

Cadê a representatividade?


Segundo os moradores, a linha férrea operada pela concessionária Rumo também está tomada pelo mato e necessita de limpeza e roçada. O JB Litoral questionou a empresa para saber se existe alguma previsão de realização da manutenção da linha.

A concessionária informa que executa ações de roçada e limpeza nas áreas que são de sua responsabilidade conforme cronograma interno. O perímetro na região do bairro Emboguaçu está na programação para receber as equipes de trabalho na primeira quinzena de maio”, finaliza.

Apesar de existirem três vereadores eleitos na Câmara Municipal que possuem família no Emboguaçu e, na teoria, representam o bairro na Casa de Leis, tendo o local como reduto eleitoral – Bruno Gomes Miguel Renesto (PP) (proprietário de uma mercearia no bairro), José da Costa Leite Junior (PSC) e Waldir Turchetti da Costa Leite (PSC) –, o presidente do bairro diz que nunca viu a preocupação dos parlamentares com a região.

Vereador no bairro tem, mas não vejo a preocupação deles com isso, até porque nós é quem resolvemos ir limpar. Mas como ainda não assumimos, ninguém nos procurou e nem conversamos com ninguém ainda. É muito difícil, mas estamos aí para mostrar que mesmo sem apoio, sem recurso, conseguimos fazer, basta a população nos ajudar”, conclui.

Veja os nomes dos membros da Associação de Moradores do Emboguaçu:

  • Presidente: Francisco de Assis Lopes do Nascimento
  • Vice-presidente: Marcelo de Souza Oliveira
  • 1ª Secretária: Vall Nascimento
  • 2ª Secretário: Tereza Fernandes
  • Tesoureiro: Mario Mendes Júnior
  • Tesoureiro: Claude Correia
  • Fiscal: Wellington Guilherme
  • Fiscal: Kátia Saturnino
  • Fiscal: Raquel Nascimento
  • Marcos Veiga
  • João Victor Veiga
  • Ademilson Silva
Membros da Associação de Moradores do Emboguaçu. Foto: Divulgação