Morre aos 102 anos o último soldado de Antonina a lutar na 2ª Guerra Mundial
Nascido em Antonina, o herói de guerra paranaense Hermano Ferreira Martins morreu nesta segunda-feira (27), aos 102 anos. O corpo está sendo velado no Theatro Municipal de Antonina e seu sepultamento, junto à homenagem da Polícia do Exército, está previsto para às 15h.
O tenente integrou o grupo de 69 pracinhas antoninenses que lutaram na Segunda Guerra Mundial. O soldado foi parte do 6º regimento de infantaria Ipiranga e embarcou para o Rio de Janeiro em 2 de julho de 1944.
Dentre as funções desempenhadas na guerra, foi padioleiro e soldado encarregado de remover feridos do campo de batalha. Em um dos resgates, foi atingido por uma explosão de granada, o que lhe deixou em coma por pouco mais de dois dias. Ao fim da guerra, o Segundo Tenente foi agraciado com a medalha Cruz de Combate e recebeu um diploma de ferimento em ação assinada pelo Marechal Mascarenhas de Moraes. Entre outras homenagens e condecorações, o Sr. Hermano também foi agraciado com as medalhas: Max Wolf Filho, Legião Paranaense do Expedicionário, Sangue do Brasil e com a Medalha da Vitória.