Morre, aos 79 anos, cantor, ator e poeta Breno Sampaio


Por Flávia Barros Publicado 31/07/2023 às 19h30 Atualizado 18/02/2024 às 18h44

A morte do cantor, ator e poeta Breno Sampaio, 79 anos, na madrugada desta segunda-feira (31), gerou comoção ao longo do dia e muitas postagens nas redes sociais. Baiano de nascimento, mas parnanguara de coração, Breno conheceu a cidade quando veio para cantar em um evento comemorativo de 50 anos de um restaurante, há 16 anos. Foi paixão à primeira vista e o cantor se mudou para Paranaguá.

Breno teve uma vida dedicada à cultura e as artes, tendo atuado também como ator em peças de teatro. Entre as muitas manifestações de pesar, estavam as de pessoas que conviveram com o artista na Cidade Mãe do Paraná.

Tristeza na terra, no céu só alegria. Nosso amigo Breno Sampaio foi para o céu, Deus o tenha. Cantor, poeta, ator e membro do Coral de Paranaguá. Uma pessoa gentil, simples e humilde, sempre batalhou pela arte e cultura de Paranaguá. Paranaguá com ar de tristeza”, disse Celso Luiz Johnsson.

Luto por um amigo muito querido! Seus dias de luta terminaram, seus dias de glória chegaram e agora o céu é todo seu. Que Deus te receba de braços abertos meu amigo querido. E toda dor se findou”, postou Lúcia Alves.

Décadas dedicadas à cultura

Artista de talento ímpar, Breno dedicou mais de 60 dos seus 79 anos à carreira. Vencedor de diversos festivais nacionais de música nas décadas de 1970, 1980 e 1990, Breno Sampaio também encenou em várias peças de teatro e produções para o cinema.

Foi tenor dos corais Sociedade Amigos da Música (Dedé 2009) e do coral Asa Branca (desde 2013), ambos de Paranaguá, tendo realizado com eles apresentações em cidades como Ponta Grossa, Guaratuba e Curitiba.

Velório e sepultamento

O velório ocorre na capela do Cemitério Nossa Senhora do Carmo, das 20h desta segunda-feira (31), até a manhã de terça-feira (1º de agosto), de onde o cortejo sai, às 10h, para sepultamento no Cemitério São Benedito, na Ponta do Caju.