Morte de médico pediatra Ivan Fontoura causa comoção em todo o Litoral


Por Redação Publicado 19/10/2023 às 00h32 Atualizado 19/02/2024 às 02h38

Ele partiu faltando apenas quatro dias para completar 97 anos de vida, grande parte dela dedicada à medicina e a ajudar o próximo. Com um trabalho filantrópico de décadas em prol das crianças, morreu no último dia 12 (justo no dia delas), aos 96 anos, o médico pediatra Ivan Fontoura, que era irmão do ator Ary Fontoura e marcou a história da pediatria paranaense. Detentor dos títulos de cidadão honorário de Paranaguá e de Pontal do Paraná, durante anos, o médico rotariano atuou voluntariamente no tratamento de crianças no Litoral e foi diretor-presidente do Hospital Pequeno Príncipe (HPP), em Curitiba, referência nacional em pediatria. Foi também o responsável pela instalação da UTI Neonatal do HPP, que atualmente leva o seu nome.

Dr. Ivan faleceu no Instituto de Neurologia de Curitiba (INC), onde estava internado após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

Homenagens


Assim que a morte foi confirmada pelo hospital, diversas homenagens foram prestadas ao médico.

Me solidarizo à família e amigos neste momento de dor e tristeza. O doutor Ivan foi um profissional de muita competência, que atuou com humanidade e que deixa legado valoroso ao nosso Estado. Foi um combatente incansável pela saúde das crianças paranaenses”, afirmou o governador Ratinho Junior.

A prefeitura de Pontal do Paraná também publicou nota de pesar.

Médico Pediatra que junto de sua esposa Eva escolheu Pontal do Paraná para ser voluntário, onde atendia com muito carinho nossas crianças, tendo a medicina como missão por mais de 70 anos. Hoje nossos corações estão em luto, e agora ficarão a saudade, as lembranças e uma gratidão eterna por todos esses anos, pelo carinho e dedicação. Nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos”, disse a publicação. 

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) registrou o falecimento do médico destacando o trabalho social do Dr. Ivan no Litoral.

Legítimo expoente de amor à Medicina e na atenção às crianças, tendo dedicado grande parte de sua trajetória às causas sociais e humanitárias. Enquanto conseguiu, até pouco tempo atrás, ele se manteve ativo em trabalho de assistência médico-social no litoral paranaense, do qual foi o idealizador”, exaltou o conselho de classe.


Trajetória


Dr. Ivan foi associado ao Rotary Pontal do Paraná, e sócio honorário ao Rotary Club de Paranaguá-Rocio. Ivan Beira Fontoura nasceu em 16 de outubro de 1926, formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná no ano de 1951. Com pós-graduação em Puericultura e Nutrição, Mestrado na Universidade da Califórnia e Doutorado na Sourbone, Universidade Paris 1, foi professor assistente de Pediatria e Puericultura da PUC-PR. Dedicou quase toda a sua vida profissional à clínica pediátrica. Foi diretor de vários hospitais, incluindo o Hospital Pequeno Príncipe, onde atuou por três décadas e ocupou vários cargos diretivos. Aposentou-se em 2005, quando decidiu continuar suas ações humanitárias no Litoral.

Tinha organizado o Hospital Infantil do Litoral, em Paranaguá, de 1969 a 1970, num período em que foi planejador sênior da Secretaria de Planejamento, tendo instituído o programa de assistência às ilhas, trabalho de assistência médico-social que existe até hoje na região. Foi ainda Secretário Estadual de Saúde no período de 1971 a 1975, dando ênfase a programas de prevenção na área materno-infantil.

Dr. Ivan e a esposa, Eva, adotaram o Litoral após a aposentadoria do médico. Foto: Arquivo

Após a aposentadoria, veio para o litoral, começando a atender em um ambulatório montado numa escola de Paranaguá, missão da qual sempre contou com a ajuda da esposa Eva, que é enfermeira. Nos últimos anos em que atuou, sua ação voluntária se concentrou no Jardim Jacarandá, em Pontal do Paraná, onde dedicava dois dias da semana para o atendimento a crianças carentes.