Mostra de arte reúne obras que abordam a sobrecarga enfrentada por mulheres


Por Flávia Barros Publicado 04/11/2022 às 00h30 Atualizado 17/02/2024 às 20h46

Todo mundo sabe que ter uma boa noite de sono, uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e equilibrar o tempo dedicado ao trabalho e ao lazer compõem a receita para ter uma vida considerada ideal e feliz. Mas, para as mulheres dos dias atuais, conseguir chegar a essa fórmula é algo impossível. Dar conta de trabalho (muitas vezes mais de um emprego), sustento, educação e zelo com os filhos (e tudo que isso representa, desde alimentação, escola, saúde, atividades extras, lazer), além dos cuidados com a moradia (trabalho sem fim); depois de desempenhar todos esses papéis, não sobra tempo de olhar para si mesma. Certamente a maioria das mulheres se identifica com a sobrecarga descrita nessas palavras, que as afastam da dita fórmula ideal de vida. E é justamente essa rotina para lá de pesada o tema da Mostra de Arte Sobrecarregada, cuja abertura ocorre nesta sexta-feira (4), na Casa de Cultura Monsenhor Celso, em Paranaguá.

A MOSTRA


Os trabalhos de sete artistas independentes serão expostos baseados no tema abordado: a sobrecarga enfrentada pelas mulheres nos dias atuais. São pinturas, foto-colagens, fotografias, performance, instalações e muito mais. As obras foram escolhidas pela curadora Marina Chiva.

A abertura está chegando e nós já estamos muito animadas e ansiosas para receber o público e adentrarmos nesse universo que estamos criando“, disse a curadora.

A visitação é gratuita e permitida para pessoas a partir dos 14 anos. A mostra também terá bate-papo com as artistas, no projeto que foi aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, da secretaria da Comunicação Social e da Cultura.


SERVIÇO

Abertura da Mostra Sobrecarregada: 4 de novembro, às 19 horas, na Casa de Cultura Monsenhor Celso – Rua Conselheiro Sinimbú, 23, Centro Histórico de Paranaguá.

Bate-Papo com as artistas: 7 e 11 novembro, às 15 horas.

 Visitação da Mostra: De segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e sábado, das 8 às 14 horas.