Mudanças na Câmara de Paranaguá: sai Bisson, entra Jean Domingues


Por Luiza Rampelotti Publicado 04/01/2023 às 14h29 Atualizado 18/02/2024 às 01h58

O ano de 2023 começou com mudanças na Câmara Municipal de Paranaguá; enquanto um vereador abriu mão do Poder Legislativo para iniciar os trabalhos no Poder Executivo, um servidor da gestão municipal recebeu a oportunidade de mostrar trabalho na Casa de Leis.

Oséias Bisson, eleito vereador para o primeiro mandato em 2020, pelo partido Podemos, recebeu o convite do prefeito Marcelo Roque (Podemos) para assumir a nova pasta criada no final de 2022 e que começará a funcionar no início de 2023, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Alexandra e demais colônias. Com isso, a vaga fica aberta e entra o suplente do partido, Jean Domingues, que atuava, até então, como superintendente de Fiscalização e Controle de Serviços Públicos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

Morador de Alexandra, Bisson sempre levou à Câmara pautas relacionadas ao bairro, buscando melhorias para a localidade. “Neste período que estive na Câmara Municipal como legislador, trabalhei em prol da população parnanguara em geral. Muitas sementes foram plantadas e, certamente, iremos colher alguns bons frutos. Em reconhecimento a este trabalho, o prefeito Marcelo Roque me confiou um novo projeto no Executivo”, diz, ao JB Litoral.

Novo desafio

Ele destaca que a nova oportunidade é considerado como uma conquista e um desafio, resultado de seu trabalho e dedicação à região de Alexandra. “Para continuar o trabalho em nosso distrito de Alexandra e regiões, onde sempre estive atuando desde o início da minha caminhada política, assumi o compromisso para trabalhar na SEMDAC. Agradeço ao prefeito Marcelo Roque pela oportunidade, e por olhar com carinho para o distrito de Alexandra e colônias, na confiança desta nova secretaria”, comenta.

Bisson recebeu 800 votos nas eleições municipais de 2020 e assumiu seu primeiro mandato na Câmara em 2021, com encerramento no final de 2024. Ele avalia o período em que atuou como vereador.

O período que passamos na Câmara foi de muito trabalho, aprendemos muito e pudemos plantar as sementes que, com certeza, vão surtir muito resultado para a população de Paranaguá e, em especial, para Alexandra. O trabalho que fizemos foi reconhecido e com isso o prefeito fez o convite para assumirmos essa pasta tão importante que, com certeza, vai desenvolver muito mais a região das colônias e de Alexandra”, finaliza.

Jean Domingues na Casa de Leis

Em seu lugar, assume o primeiro suplente do Podemos, Jean Maurício Garcia Domingues, que recebeu 703 votos. Com atuação na administração municipal, ele também tem experiência na Câmara.

Em fevereiro de 2022, ele ‘experimentou’ a vereança pelo período de 30 dias, quando o vereador Renan Britto (Podemos) se afastou para realizar tratamento médico. Além disso, exemplo político é o que não falta para Jean, filho do ex-vereador e ex-secretário municipal de Segurança, sargento Álvaro Domingues Neto (em memória).

Agora, ele terá a chance de legislar até o final de 2024, representar seus eleitores na Câmara Municipal, além de propor e aprovar leis de interesse da população e da administração municipal, bem como fiscalizar a atual gestão. “Eu sou um cara operacional, da rua. Fui por dois anos e meio diretor do Meio Ambiente, depois fiquei um ano e meio como diretor de Serviços Urbanos, me destaquei e fui promovido à superintendente. Junto à equipe, fizemos várias ações de limpeza, roçadas, lavagens em todos os mercados públicos da cidade, terminais rodoviários entre outros”, conta sobre sua atuação no poder municipal.

Destaque para a área de meio ambiente

Questionado sobre como será seu trabalho na Casa de Leis, Jean destaca que irá atuar, principalmente, com pautas da questão ambiental. “A vereança não irá mudar minha essência, porque sou um cara do povão e sei das necessidades. No tempo em que exerci as funções na gestão, aprendi onde pedir auxílio para buscar melhorias para nossa cidade. Tenho um bom relacionamento em todas as secretarias e isso me dá margem de conseguir fazer algo para Paranaguá, principalmente na área de meio ambiente”, diz.

Sobre projetos para o munícipio, ele revela que já tem ‘várias coisas em mente’. “Penso em algo para beneficiar os caminhoneiros locais, como um pátio público, pois muitos não têm onde deixar seus veículos após cumprir a carga horária de serviço. Penso também em correr atrás de empresas privadas para tentar alçar parcerias e ajudar os bairros. Mas, na verdade, meu mentor, a pessoa que me ajudaria muito com essas coisas, já não está mais aqui, o meu saudoso pai”, conclui.

No dia 06 de fevereiro as sessões da Câmara retornam, todas as segundas e terças-feiras, às 17h30, após um período de recesso.