Muito além de praia: Litoral tem opções de lazer acessíveis para todas as idades e públicos


Por Flávia Barros Publicado 23/01/2023 às 06h47 Atualizado 18/02/2024 às 03h03

Brincadeiras que estimulam o pensar e colocam as crianças para suar e explorar habilidades. Atividades físicas acessíveis para jovens, adultos e os mais maduros. Ambientes reformados, que convidam para aquelas fotos dignas de postar nas redes sociais; atrações culturais que mostram às novas gerações o que as anteriores já apreciavam, como circo e cinema ao ar livre. Além de sempre ter o que fazer durante o dia, a diversão se estende às noites regadas a shows e muito lazer. A temporada que começou com incertezas, devido às condições climáticas e os impactos das más condições de acesso à região por conta dos deslizamentos de barreiras nos três caminhos que trazem ao Litoral (BR-277, BR-376 e Estrada da Graciosa), terminou o primeiro mês dando sinais de que a região é sim a melhor opção, não apenas para relaxar, mas para viver a estação, vivenciar momentos e experiências que farão parte das melhores lembranças da infância, com toda a família se divertindo junto.

VERÃO MAIOR


Com a programação disponibilizada pelo governo do Estado, o “Verão Maior Paraná” tem ações voltadas não só aos veranistas, mas também para toda a população do Litoral, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento: tudo a custo zero. As atividades diárias nos postos fixos são realizadas de terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h, e contam com palcos para a realização das aulas, muro de escalada com tirolesa, mesa de futmesa, além de quadras de vôlei de praia, futebol e beach tennis. Todas as atividades são preparadas, acompanhadas e conduzidas por mais de 250 profissionais e acadêmicos de Educação Física. Os seis postos fixos ficam em Guaratuba, Matinhos, Caiobá, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá.

PROGRAMAÇÃO


Desde o início da programação, as atividades que já passaram pelo Litoral foram Campeonato Paranaense de Futevôlei, apresentação BMX Freestyle e Wheeling, apresentações circenses (a última será 26/01, na Praça de Matinhos) e Campeonato de Handbeach, além de shows como César Menotti & Fabiano, Jeann e Julio, Antony e Gabriel, Eduardo Costa, Leonardo, entre outros.

Além disso, também há sessões de cinema ao ar livre, com uma carreta adaptada que exibe produções para a família, sempre em duas sessões, às 19h, quando é transmitido “O Poderoso Chefinho 2 – Negócios da Família” e, às 21h, com “Os Croods 2 – Uma Nova Era”. A atração já passou por Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, onde fica até o próximo final de semana e segue para Paranaguá, Morretes, Antonina e Matinhos.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES


Nos próximos dois finais de semana (28 e 29) será a vez de Pontal do Paraná receber o Campeonato de Motocross. Em Antonina, nos dias 27, 28 e 29, acontecerá o Festival das Águas. Com diversas opções para os amantes das modalidades aquáticas, o evento contará com Passeios e Canoa Havaiana, Iatismo com as categorias Optimist, Dingue e Laser, Snipe e Lightning e Prancha à Vela, Stand Up Paddle, Canoagem, Caiaque Polo, Seaside Cross e Maratona.

Caiobá receberá dois eventos nos dois próximos finais de semana. Dias 28 e 29 de janeiro será realizado o Campeonato Paranaense de Vôlei de Praia, organizado pela Superintendência do Esporte e pela Federação Paranaense de Voleibol, a competição serve para classificação nas modalidades Escolar (sub 17 anos), Master (45 e 50+ anos) e Paravolei de praia.

Já no primeiro fim de semana de fevereiro (4 e 5) será a vez da Competição de Cross Games e, dessa vez, nada de iniciantes, pois as atividades testam o condicionamento físico de cada atleta envolvido, sendo ele individual ou em equipes.

Nos mesmos dias, Matinhos receberá os surfistas para a Competição de Surf, dentro dos Jogos de Aventura & Natureza.

SHOWS


Os shows acontecem até 11 de fevereiro nos palcos montados em Matinhos e Pontal do Paraná. Ainda se apresentarão atrações como Fernando e Sorocaba; Dell Cavalini, Pedro Paulo e Alex; João Bosco e Vinicius; Maria Cecília e Rodolfo; Ara Ketu e o Grupo Sempre Tem; Quinteto S.A.; Sambô e Guilherme e Santiago.

Foi-se o tempo em que curtir a praia representava apenas práticas que podem significar risco e importunação. Risco de beber e provocar acidentes de trânsito e potencializar as chances de afogamento; importunação de levar caixas de som alto e desrespeitar o direito de cada um ouvir o que quiser. Os números ainda não foram divulgados pelos órgãos públicos, mas a sensação é de que esta temporada, além de ser a de retomada com força e otimismo após a pandemia, irá se consolidar como o verão da família.