Mulheres fazem roda de conversa em Guaratuba sobre os tipos de violência de gênero


Por Denise Becker Publicado 27/08/2022 às 15h47 Atualizado 17/02/2024 às 16h04

Neste domingo (28), às 15h30, acontece uma roda de conversa em alusão ao Agosto Lilás, para abordar tipos de violência contra a mulher: violência doméstica, patrimonial, psicológica e obstétrica. O evento acontece no Parque Municipal do Canela, em Piçarras, organizado pelo coletivo Juntas Guaratuba. O objetivo desse encontro é auxiliar as mulheres a identificar os tipos de violência, como denunciar e ajudar outras mulheres.

Na internet, o coletivo Juntas Guaratuba convida: venha participar com a gente, traga seu banquinho ou cadeira e vamos trocar conhecimento. O coletivo Juntas Guaratuba existe desde 2011, e é nacionalmente reconhecido pelos movimentos sociais em prol das mulheres; se declara apartidário, feminista, antirracista e anticapitalista.

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), somente no primeiro semestre de 2022, o Paraná registrou mais de 28 mil casos de violência doméstica. Também nesse mesmo período, o Tribunal de Justiça (TJ-PR) recebeu solicitações de mais de 20 mil medidas protetivas de urgência em todo o estado.

Por esse motivo, as organizadoras do evento enfatizam a importância de amplificar as vozes das mulheres no município: “a roda de conversa não tem vínculo partidário. Queremos levar informação e ressaltar a importância de falar, se juntar e lutar contra a violência contra as mulheres, completa Ariane Fernandes de Oliveira, advogada e integrante do coletivo.