Mulheres vítimas de violência terão encontros gratuitos de Musicoterapia na Unespar; atividades começam nesta sexta-feira (10)


Por Flávia Barros Publicado 08/11/2023 às 18h57 Atualizado 19/02/2024 às 04h15

Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia, a musicoterapia tem o objetivo de desenvolver potenciais e restabelecer as funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida. E, para proporcionar essa melhora na qualidade de vida de mulheres vítimas de violência, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) vai promover os Encontros de Musicoterapia. As atividades começam no dia 10 de novembro e são direcionadas a mulheres com 18 anos ou mais que tenham sofrido qualquer tipo de violência.

Espaço de acolhimento e trocas

Segundo a coordenadora do projeto e docente do curso de Musicoterapia, Sheila Beggiato, o objetivo é compreender os sentidos produzidos, nos Encontros de Musicoterapia, por mulheres que sofreram violência.

Aquilo que elas podem construir, a partir dos encontros de musicoterapia, dando outros sentidos para suas vidas, por meio de trocas musicais coletivas com outras mulheres que também sofreram violência”, esclarece.

A docente também explica que os encontros são um espaço de acolhimento, escuta, trocas afetivas e, principalmente, musicais.

Na Musicoterapia fazemos música juntas, cantamos, compomos, recriamos canções (mesmo que sem conhecimento musical) e improvisamos musicalmente, entendendo que neste fazer musical podemos ir nos constituindo enquanto pessoas sujeitas, nos (re)conhecendo e partilhando”, completa Sheila.

Não precisa de inscrição

O projeto é aberto a qualquer mulher interessada, não é preciso fazer a inscrição prévia e nem ter conhecimento musical. Basta comparecer nas sextas-feiras, às 10h, na Unespar, campus de Curitiba II/FAP, localizado na rua dos Funcionários, 1357, Bairro Cabral, na sala 3, do bloco 1. Dúvidas podem ser tiradas no e-mail sheila.beggiato@unespar.edu.br ou pelo Instagram @encontrosdemusicoterapia.

Por enquanto, não há previsão para que os encontros sejam ofertados no campus de Paranaguá.

*Com informações da Unespar