Mutirão de castração atendeu 542 cães e gatos em Pontal do Paraná


Por Redação Publicado 07/04/2023 às 19h35 Atualizado 18/02/2024 às 08h46

Nos dias 4, 5 e 6 de abril aconteceu mais um mutirão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Pontal do Paraná, para a castração de cães e gatos. A ação foi realizada no Jardim Canadá, balneário de Praia de Leste..

No total, foram castrados 542 cães e gatos durante esses três dias. Mas, desde o início desta gestão, já foram castrados mais de 2.500 animais no município.

O prefeito de Pontal, Rudão Gimenes, esteve no local no primeiro dia do mutirão, acompanhando de perto toda movimentação. Ele cumprimentou as famílias e os (as) protetores da RPA – Rede de Proteção Animal de Pontal do Paraná que levaram seus animais e agradeceu a toda equipe da Prefeitura envolvida no evento.

Nesta edição, como na penúltima, um fato chamou à atenção de todos no evento: duas protetoras que fazem parte da RPA conseguiram doações de camisetas e fabricaram “roupas cirúrgicas” na hora para vários animais que saíam da operação, explicando aos donos os cuidados pós-cirúrgicos necessários.

Também houve a doação de caminhas realizadas pelo Maeco. Elas são feitas de pneus reciclados e foram 100 unidades distribuídas gratuitamente.

Devido ao grande número de pedidos, muitos que solicitaram recentemente e não foram atendidos neste mutirão serão atendidos nos próximos, pois entraram em uma fila de cadastro reserva.

As ações de castração são direcionadas prioritariamente a pessoas em situação de fragilidade social e animais resgatados da rua. Sendo assim, ao mandar a inscrição para a castração é necessário anexar documentos como RG ou CNH, comprovante de residência, o CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais e fotos do animal.

As solicitações devem ser feitas via protocolo, de forma presencial na sede da Prefeitura no balneário Praia de Leste ou pelo site. É necessário preencher o protocolo nos campos requisitados e anexar os documentos solicitados. Ressaltamos a importância de se colocar meios de contato (preferencialmente telefone), a espécie, sexo e idade do animal.

*Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná