Mutirão de castração em Pontal do Paraná realiza procedimento em 541 animais


Por Redação Publicado 13/12/2022 às 18h56 Atualizado 17/02/2024 às 23h58

Nos dias 6, 7 e 8 de dezembro aconteceu mais um mutirão de castração da Rede de Proteção Animal de Pontal do Paraná, no balneário Primavera. Este foi o quarto mutirão realizado pela Prefeitura de Pontal do Paraná, onde mais de 2 mil animais já foram castrados.

As ações de castração são direcionadas prioritariamente à pessoas em situação de vulnerabilidade social e animais resgatados das ruas. Sendo assim, os tutores puderam se inscrever e levar seus animais para realizarem o procedimento. No total, foram castrados 541 animais, sendo eles: 111 felinos machos; 156 felinas fêmeas; 70 cães machos; 204 cães fêmeas.

Quem já possui protocolo e não conseguiu castrar seu animal desta vez não precisa se preocupar, pois, no ano que vem as castrações continuam no município.

A Diretora da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Flávia Caroline Deable Zacarias, comentou sobre a importância do mutirão. “Fizemos outro mutirão de castração, onde mais de 500 animais foram atendidos, diminuindo assim a procriação dos animais de rua. Agradecemos a todos que participaram levando seus animais para castrarem, principalmente os protetores que nos ajudam levando de animais de rua. Isso vai dar um resultado a longo prazo, diminuindo os animais nas ruas. É importante a Rede de Proteção Animal fazer a articulação entre os protetores e o poder público, com isso quem ganha são os animais”, disse.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca agradeceram pela parceria das secretarias de Turismo, Desenvolvimento Econômico, de Educação e a de Administração, que, segundo eles, fizeram a castração acontecer.