Mutirão de castração realizou 195 procedimentos em apenas dois dias, em Paranaguá


Por Amanda Batista Publicado 12/06/2023 às 15h05 Atualizado 18/02/2024 às 14h02

Nos dias 9 e 10 de junho, aconteceu mais um mutirão de castração em Paranaguá, no Centro Comunitário do Jardim Samambaia. Desta vez, a iniciativa foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Governo do Paraná através do programa Castrapet. Ao todo, foram castrados 195 animais.

Desde o início do ano, já foram feitos cerca de 750 procedimentos no município. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Diego Delfino, o controle populacional de cães e gatos é responsável por evitar a reprodução desgovernada e o surgimento de doenças tumorais e infectocontagiosas, além de ser a principal forma de manter a saúde dos bichos de estimação.

A castração previne uma série de doenças e reduz a superpopulação animal. Isso tem um grande impacto no número de animais abandonados. Por isso, no segundo semestre deste ano, iremos viabilizar a castração dos animais residentes na Ilha dos Valadares e esperamos superar o número de castrações do ano passado”, afirma o secretário.

Castração gratuita em Paranaguá

Em Paranaguá, animais resgatados por ONGs ou pelo poder público, e pets de moradores que recebem até três salários mínimos, têm direito à castração gratuita.

Para se cadastrar no serviço, basta preencher o formulário disponível aqui e levar a ficha junto com comprovante de renda e residência na Prefeitura, onde o pedido é protocolado. O procedimento é realizado em cerca de até 30 dias após a solicitação, de acordo com o secretário Diego Delfino.

Diariamente encaminhamos os animais para castração na clínica terceirizada. Para ter acesso ao serviço, os únicos pré-requisitos são ter uma renda inferior a três salários mínimos e estar cadastrado no CRAS. Também é necessário preencher o formulário e apresentar documentos básicos como RG e comprovante de residência ao protocolar o pedido”, explica.

Já o agendamento de consultas com veterinários da Secretaria do Meio Ambiente é realizado por meio dos telefones (41) 3420-6141 ou (41) 3721-1780, das 8h às 17h. O atendimento ocorre no setor ambulatorial localizado no Aeroparque, onde também é possível adotar cães e gatos resgatados.