Mutirão de cirurgias é realizado em Guaraqueçaba
Ter acesso a atendimento médico – desde a primeira consulta, fazer os exames, voltar para receber o diagnóstico, ter a solicitação de cirurgia e a realização do procedimento: todo esse caminho já é algo complicado e, muitas vezes, demorado, até mesmo em grandes cidades. Mas, quando se trata de municípios de difícil acesso, como Guaraqueçaba, a situação é ainda mais delicada. E foi graças a uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) que essa espera terminou para 30 pacientes, no último final de semana.
Mutirão
Profissionais da secretaria municipal de Saúde, UFPR e do Hospital Regional de Guaraqueçaba estiveram envolvidos no mutirão para realizar os procedimentos cirúrgicos, em uma parceria que já executou ações anteriores na cidade. Dessa vez, foram 68 procedimentos, dos quais seis foram cirurgias plásticas.
Segundo a Prefeitura, ao todo, foram 30 pacientes operados, alguns deles com múltiplas lesões. Também foram encaminhados para análise materiais de quatro pacientes, para estudos e tratamentos posteriores.
“Fica aqui o nosso agradecimento público aos nossos funcionários e aos voluntários que fizeram isso acontecer na prática. Aos pacientes, que retiraram aquilo que há anos os incomodava, desejamos uma plena e breve recuperação”, disse a secretária de Saúde, Joelma Marchiori.