Mutirão de combate a criadouros dengue vai fiscalizar imóveis na região central de Paranaguá; confira os dias e horários


Por Redação Publicado 01/12/2023 às 11h03 Atualizado 19/02/2024 às 06h15
Mutirão acontecerá por três dias seguidos no centro e bairros vizinhos. Foto: Prefeitura de Paranaguá

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, está intensificando esforços para enfrentar o risco crescente de casos de dengue na cidade. Após um levantamento realizado no final de outubro, que identificou altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti nos bairros Bockmann, Campo Grande, Centro, Costeira, Leblon, Palmital e Ponta do Caju, a Secretaria anunciou um mutirão de limpeza programado para os dias 5, 6 e 7 de dezembro.

Com o objetivo de minimizar os riscos de aumento dos casos da doença, a ação concentrará esforços na eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. Durante os três dias do mutirão, equipes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Obras, com apoio da Guarda Civil Municipal, realizarão a coleta de entulhos nos bairros afetados, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Durante os dias de coleta, os agentes de endemias também realizarão orientações e inspeções em residências e comércios de menor porte. Terrenos baldios e imóveis abandonados serão fiscalizados e, se necessário, autuados pelos fiscais da Secretaria Municipal de Urbanismo.

Riscos da dengue

O coordenador da Sala de Situação da Secretaria Municipal de Saúde, Gianfrank Julian Tambosetti, alerta sobre a importância da participação da comunidade no processo. “A dengue é uma doença grave que pode levar à morte e que depende da participação de todos para ser combatida. Não deixe água parada, não jogue lixo nas ruas, não acumule objetos que possam servir de criadouro para o mosquito. Faça a sua parte e ajude a cuidar da sua saúde e da saúde de todos“, destaca Tambosetti.

Já a Secretaria de Saúde faz um apelo aos representantes de prédios comerciais e residenciais, bem como comércios de maior porte, solicitando que enviem um e-mail para vigilancia.ambiental@paranagua.pr.gov.br indicando um membro para compor a brigada de Controle da Dengue. O brigadista servirá como referência para troca de informações, orientações e apoio na eliminação de possíveis locais de desenvolvimento do Aedes aegypti.