Mutirão de implantação gratuita de DIU será realizado no mês de julho, em Paranaguá


Por Assessoria de imprensa da Prefeitura de Paranaguá Publicado 21/06/2023 às 16h39 Atualizado 18/02/2024 às 14h51

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação de Assistência à Saúde (FASP) e do Centro de Referência à Saúde da Mulher, realizará um mutirão para implantação de dispositivos intrauterinos (DIU) de cobre. O objetivo é atender pacientes da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

Este mutirão acontece com o objetivo de facilitar o acesso ao método contraceptivo, sensibilizando a população sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher, oferecendo um método seguro, eficaz de contracepção e de longa permanência”, disse o prefeito Marcelo Roque.

O dispositivo intrauterino é utilizado como método contraceptivo de longo prazo e é considerado bastante eficiente, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a probabilidade de eficácia é de 99,4%. O DIU é uma pequena estrutura em formato “T”, que é inserida no interior do útero da mulher. No município este procedimento é realizado no Centro de Referência à Saúde da Mulher.

O atendimento será no mês de julho e atenderá 60 mulheres que estiverem aptas, sendo elas em idade fértil e vida sexual ativa. As equipes da Saúde da Família estarão mapeando as interessadas, que precisarão passar por consulta para orientações, além de apresentar exames citopatológicos dos últimos dois anos, com exceção daquelas mulheres abaixo de 20 anos.

Durante o mutirão, também será realizada uma roda de conversa com profissionais de saúde para reforçar orientações e esclarecer dúvidas da comunidade.

Prefeitura assinou contrato para que as mulheres parnanguaras tenham acesso facilitado ao procedimento. Foto: Prefeitura de Paranaguá. Foto: JB Litoral.