Mutirão gratuito de castração de cães e gatos em Pontal do Paraná beneficiou 450 animais neste fim de semana


Por Luiza Rampelotti Publicado 21/10/2023 às 16h07 Atualizado 19/02/2024 às 02h52

Na sexta-feira (20) e neste sábado (21), Pontal do Paraná realizou o terceiro mutirão gratuito de castração de cães e gatos em 2023, na Praça Central do Balneário Ipanema. O evento, que faz parte da Rede de Proteção Animal e do programa permanente de castração do município, beneficiou aproximadamente 450 animais. Para serem atendidos, os proprietários ou tutores precisaram passar por um processo de cadastro prévio e atender aos pré-requisitos estabelecidos.

O prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho (MDB), destaca a importância do projeto. “Temos realizado os mutirões de castração desde 2021, com o início da nossa gestão, chegando a quase 3 mil animais castrados durante o período. O objetivo é apoiar a causa animal, fortalecer a Rede de Proteção e as entidades do terceiro setor. Este projeto é permanente e faz parte da política pública da cidade”, afirma.

O prefeito também explica quem pode ser beneficiado com a ação, que atende, prioritariamente, tutores em situação de vulnerabilidade social e protetores animais. De acordo com ele, o cadastro começa a ser realizado meses antes do mutirão.

Temos esse cadastro de pessoas que desejam castrar seus cães e/ou gatos e priorizamos aquelas que não têm condições de pagar pelo procedimento, bem como as protetoras que coletam os animais de rua e cuidam deles, e os animais de rua, que são levados por um morador que se propõe a cuidar desse animal no período em que ele precisa de observação devido à cirurgia”, esclarece.

Prefeito Rudão Gimenes afirma que, desde o início de sua gestão, em 2021, cerca de 3 mil cães e gatos já foram castrados. Foto: JB Litoral

Prioridade foram os felinos

No mutirão do último final de semana, a prioridade para a realização do procedimento foi dada aos felinos, sendo 265 atendidos, devido ao aumento de casos da zoonose esporotricose no Brasil e, também, em Pontal. A doença se trata de uma micose transmitida principalmente por gatos, que causa lesões na pele e pode ser passada para humanos.

Ao JB Litoral, o secretário municipal de Meio Ambiente, Jackson Cesar Bassfeld, ressalta a importância da realização do mutirão tanto para promover o controle populacional de animais, quanto para frear a zoonose, que já foi notificada em um humano na cidade. “A prioridade do mutirão foi dada aos felinos, especialmente devido à esporotricose. Em função da doença estar em expansão em todo o Brasil, estamos priorizando o controle populacional de gatos”, explica.

Secretário municipal de Meio Ambiente, Jackson Cesar Bassfeld, ressalta a importância da realização do mutirão. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Em fevereiro tem mais

A diretora da Secretaria de Meio Ambiente, Flávia Deable, adianta que já há outro mutirão previsto para fevereiro de 2024, no qual deverão ser castrados um número ainda maior de animais: cerca de 600. Por isso, os moradores da cidade que pretendem participar da próxima ação, já devem se cadastrar na Prefeitura, de forma presencial, ou inscrição on-line, clicando aqui.

Vale ressaltar que a prioridade é para animais com tutores de baixa renda, com comprovante de Cadastro Único (CadÚnico), protetores e animais de rua. Os critérios de seleção são: tutores residentes em Pontal do Paraná; animais com idade acima e seis meses a no máximo oito anos. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 3455-9643 ou (41) 93500-7993.

O grande objetivo do município ao realizar esses mutirões é controlar a população de animais de rua, e a castração é fundamental nesse processo. Contamos com o apoio das protetoras, que resgatam esses animais para castrá-los, e qualquer membro da comunidade que saiba da presença de animais próximo à sua residência pode procurar o serviço”, diz Flávia.

A diretora da secretaria de Meio Ambiente, Flávia Deable, adianta que, em fevereiro, o mutirão será ainda maior. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

Causa animal

Os mutirões de castração de cães e gatos na cidade são realizados, desde 2020, pela empresa paulista BG Zangrossi, contratada pela Prefeitura via licitação. A vigência do contrato atual se encerra em setembro de 2024 e, até agora, já foram investidos cerca de R$ 486 mil nos mutirões.

Mas, além disso, o Município também possui outro contrato importante, de R$ 165 mil, com a empresa pontalense Peterline e Harmatiuk, que abrange serviços de atendimentos clínicos emergenciais para caninos e felinos, implantação de microchip eletrônico para identificação e castração. Os animais que podem ser beneficiados pelos serviços são aqueles de rua, de protetoras e de pessoas de baixa renda. O contrato tem duração de setembro deste ano a setembro do ano que vem.