Mutirão para emissão da Carteira do Autista acontece nesta quarta (3) em Paranaguá


Por Luiza Rampelotti Publicado 02/04/2024 às 14h57

Nesta terça-feira (2) é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data que visa sensibilizar a sociedade sobre as questões relacionadas a esse transtorno. Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Inclusão de Paranaguá está promovendo um adesivaço na Rua Júlia da Costa, em frente à Prefeitura, e na Rua Faria Sobrinho, em frene à Praça Fernando Amaro, até às 17h, para conscientizar sobre o autismo.

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Além disso, na quarta-feira (3), acontecerá um mutirão para a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Foto: SEJUF

Além disso, na quarta-feira (3), acontecerá um mutirão para a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). “A iniciativa do mutirão reflete nosso compromisso contínuo com a inclusão e a acessibilidade, garantindo que as pessoas com autismo e suas famílias tenham acesso facilitado aos serviços essenciais“, afirma Camila Leite, secretária de Inclusão.

A ação acontecerá na sede da Secretaria Municipal de Inclusão, situada na Rua Faria Sobrinho, nº 371, durante o horário das 9h às 12h e das 14h às 17h30.

Carteira do Autista

A CIPTEA, conforme estabelecido pela lei Federal n°13.977/2020, é um documento de identificação que assegura prioridade em atendimentos tanto públicos quanto privados em todo o Paraná. Essa medida busca facilitar o acesso a serviços essenciais para pessoas com autismo e seus familiares, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e consciente.

Para solicitar a carteira CIPTEA, os interessados devem acessar o link www.carteiradoautista.pr.gov.br. O processo é inteiramente online e a carteira pode ser impressa pelo próprio solicitante ou utilizada no celular através de QR Code.

Durante o mutirão, é indispensável apresentar os seguintes documentos:

  • RG e CPF da pessoa autista
  • RG e CPF do responsável
  • Fotografia 3×4 (que pode ser tirada pelo celular)
  • Laudo médico contendo os dados do paciente, a classificação internacional de doenças e problemas relacionados à saúde (CID) e a assinatura com CRM do médico
  • Exame de tipo sanguíneo ou qualquer outro documento válido/legítimo que comprove o tipo sanguíneo (como carteira de vacinação, carteira de doação de sangue ou exame de tipo sanguíneo)
  • Comprovante de endereço
  • Telefone e e-mail do responsável para contato

As carteiras serão impressas e entregues na hora, além de serem emitidas em formato PDF, podendo ser utilizadas no celular como documento digital“, destaca Camila Leite. Segundo ela, a iniciativa representa um passo significativo na promoção da inclusão e no apoio às pessoas com autismo e suas famílias.

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