Navios de cruzeiro movimentam comércio em Paranaguá, com aumento de até 40% nas vendas


Por Luiza Rampelotti Publicado 10/01/2024 às 16h15 Atualizado 06/02/2024 às 14h30
|turistas na rua da praia|anwar

As últimas sete sextas-feiras foram movimentadas em Paranaguá e a tendência é que continue desta forma até o dia 16 de março. É que com a chegada dos navios de cruzeiro MSC Lirica, a região tem atraído a atenção de turistas nacionais e internacionais nesta temporada que promete impulsionar significativamente a economia local.

Desde o dia 1º de dezembro, mais de 9 mil passageiros e tripulantes já exploraram os atrativos turísticos da região, deixando uma injeção estimada de mais de R$ 25 milhões na economia do Litoral, conforme a Prefeitura de Paranaguá. Essa movimentação tem se traduzido em um aumento expressivo nas vendas do comércio local.

Em Paranaguá, a praça Mário Roque se tornou o “point” das ofertas turísticas, com pacotes variados de passeios nas cidades da região à disposição dos visitantes. Embora muitos aproveitem a possibilidade de conhecer outras cidades do Litoral, também há aqueles que preferem explorar a Cidade Mãe do Paraná.

A bordo do MSC Lirica, a catarinense Nilzi Danbur compartilhou sua experiência em Paranaguá. “Nós visitamos o Aquário Marinho, os mercados próximos e tivemos uma experiência gastronômica muito boa. Mesmo morando no estado vizinho, nunca tínhamos vindo até aqui, então foi uma oportunidade que o cruzeiro nos trouxe“, disse.

A escolha da argentina Natalia Palazzo também foi o de aproveitar o dia na Rua da Praia, no Centro Histórico. “Achamos um paraíso, conhecemos um mercado excepcional, a praça e achamos tudo maravilhoso”, afirmou.

Comércio local em festa


O recorde de turistas registrado em Paranaguá no dia 23 de dezembro, com o Navio Música, evidencia o impacto positivo dessas visitas na economia local. A cidade recebeu 1.215 passageiros e 80 tripulantes, todos aproveitando os atrativos turísticos locais.

Maria Plahtyn, secretária municipal de Cultura e Turismo, enfatizou o crescente interesse dos turistas na cidade. “Estamos encantados em ver o interesse contínuo dos turistas em nosso município. A Praça de Eventos Mário Roque, com sua fonte interativa, tornou-se um ponto principal, proporcionando experiências memoráveis aos visitantes“, comentou.

O comércio local também celebra os resultados positivos dessa temporada. O diretor da Câmara do Comércio Varejista da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP), Anwar Hamud Hamud, destaca o aumento nas vendas. “Com a chegada dos cruzeiros e dos turistas, o comércio local experimentou um aumento significativo. A presença desses turistas movimenta consideravelmente o comércio, especialmente aqueles que desembarcam e ficam na cidade“, afirmou ao JB Litoral.

anwar
O diretor da Câmara do Comércio Varejista da ACIAP, Anwar Hamud Hamud, conta que com a chegada dos cruzeiros, o comércio local experimentou um aumento significativo nas vendas. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral


Aumento de cerca de 40% nas vendas


Apesar de janeiro ser, geralmente, um mês mais enfraquecido para o comércio da região, já que muitas pessoas estão de férias e viajando para as praias, por exemplo, Anwar observa que a presença dos cruzeiros aumentou as vendas em cerca de 30 a 40%: “Isso se deve ao fato de que muitos turistas acabam consumindo localmente, comprando roupas, calçados, malas e outros itens que podem ter esquecido durante a viagem“, explicou.

Os bares e restaurantes são os estabelecimentos mais procurados pelos turistas, conforme destaca Anwar. “Quando os turistas chegam, a primeira coisa que fazem é procurar lugares para comer. Posteriormente, adquirem suprimentos para a viagem, como roupas, calçados, acessórios e malas. Alguns turistas também se encantam com produtos locais, como camisas do Brasil e Havaianas, e acabam fazendo compras grandes, aumentando ainda mais o movimento no setor de alimentação e comércio em geral“, concluiu.