Após ser totalmente bloqueada, BR-277 volta a ter tráfego em pista simples; Graciosa é uma alternativa


Por Flávia Barros Publicado 16/10/2022 às 12h43 Atualizado 17/02/2024 às 19h28
desmoronamento - br 277

Com os novos deslizamentos registrados nas últimas horas da noite de sábado (15), no quilômetro 42 da BR-277, em Morretes, técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), avaliaram que ainda persistia o risco de desmoronamento de parte da encosta e determinaram o fechamento total da rodovia para o tráfego, que passou a madruga e a manhã deste domingo (16) bloqueada. Mas em nova nova avaliação das equipes técnicas do DNIT e da Defesa Civil estadual, a BR-277 voltou a ser parcialmente liberada após as 12h30 e o tráfego flui com lentidão em pista simples.

A pista sentido Paranaguá permanecerá interditada e os veículos utilizarão um desvio, feito por uma das faixas da pista sentido Curitiba. A liberação acontece somente durante o dia, até às 18h, e nova avaliação será realizada no fim da tarde para se decidir como será a operação durante a noite. As condições meteorológicas seguem adversas no local, onde equipes da PRF, da Defesa Civil e do DNIT permanecem orientando o trânsito e monitorando as condições de segurança da rodovia. Recomenda-se aos motoristas de carros de passeio que, se possível, utilizem rotas alternativas à BR-277, como a Estrada da Graciosa, para acessar a região do litoral. Já os caminhões não têm essa alternativa, uma vez que veículos pesados são proibidos na Graciosa.

UM DIA E MEIO

Conforme vem informando o JB Litoral, o primeiro desmoronamento de pedras ocorreu na madrugada de sábado (15) e bloqueou a pista da BR-277 na altura do km 42, no sentido litoral, próximo ao Viaduto dos Padres, em Morretes. Segundo a Defesa Civil não houve vítimas.

Funcionários do DER ainda trabalham na fragmentação e remoção dos grandes blocos de pedra que provocaram a interdição inicial.