No calor ou no frio: Litoral comprova potencial e recebe milhares de pessoas em Festival de Inverno


Por Flávia Barros Publicado 18/07/2023 às 01h42 Atualizado 18/02/2024 às 17h22

As cidades lotadas e a economia aquecida são cenários típicos (e muito comemorados) do verão aqui no Litoral. Mas o que a região sempre soube e acreditou, o restante do estado está comprovando: nem só de calor se vive. Prova disso é o sucesso que vem fazendo o Festival de Inverno na região. Segundo o que o governo do estado divulgou na noite desta segunda-feira (17), nesse final de semana (15 e 16), as praias receberam milhares de pessoas para o festival, que é a segunda etapa do calendário dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) de 2023. Com a proposta de unir esporte e turismo (competições e lazer), os jogos movimentam a economia por onde passam. Os JANs são Organizados pela Secretaria do Esporte em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e Secretaria de Cultura, com apoio das prefeituras municipais e das federações esportivas.

Simultâneos

Maior etapa dos JANs, tanto em número de atletas quanto em modalidade e competições, o Festival de Inverno recebeu atletas de vários lugares do Brasil, além de outros países da América do Sul, em Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Paranaguá. Foram mais de dez eventos simultâneos envolvendo futevôlei, vôlei de praia, natação em águas abertas, patinação de velocidade, teqball, skate, ultramaratona no Morro dos Perdidos, balonismo, beisebol kids, escalada, tiro com arco, motocross e corrida de aventura.

Pontal do Paraná

A 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Bodyboarding foi a grande atração no balneário Ipanema. O evento aconteceu pela primeira vez em águas paranaenses e recebeu 127 atletas de nove estados do Brasil, além de um público estimado de mais de 1.500 pessoas assistindo à competição. Em Pontal do Sul, também em Pontal do Paraná, ocorreu uma das grandes novidades dos JANs com a 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Enduro Equestre. Ao todo foram 62 conjuntos (cavalo e cavaleiro) competindo em provas de regularidade (20km e 40km) e de velocidade (60km e 80km), inclusive na areia. Teve também o Campeaonato Paranaense de Supino e Terra, na Praça Central de Ipanema.

Três eventos que movimentaram nossa cidade, trazendo muito esporte e turismo, abrindo portas importantes, levando Pontal a ser conhecida nacionalmente. Gratidão ao governo do estado por toda a parceria, a equipe dos JANs, da prefeitura de Pontal do Paraná e a cada envolvido nos eventos realizados em Pontal, vocês foram essenciais. Parabéns a cada atleta que competiu com muita garra, dando o melhor de si, vocês ficaram marcados na história de Pontal”, disse o prefeito da cidade, Rudão Gimenes (MDB).

Guaratuba

Em Guaratuba, a atração foi a 2ª etapa do Circuito Paranaense de Águas Abertas, que contou com mais de 70 atletas. Os nadadores competiram em três provas: 1.500 metros, 750 metros e 400 metros.

A cidade também recebeu o Campeonato Pan-americano de Patinação em Velocidade, com a participação de 70 atletas do Brasil, Chile, Argentina e Venezuela e um público de, aproximadamente, 400 pessoas.

Matinhos

O Campeonato Paranaense de Handebol de Areia e o Campeonato de Beach Tennis foram os destaques das areias de Matinhos. No Handebol foram mais de 100 atletas competindo e no Beach Tennis, uma das febres do momento, mais de 200 duplas de todo o estado.

Paranaguá

O Circuito Paranaense de Vôlei de Praia levou 153 duplas ao Aeroparque, reunindo cerca de 300 atletas de diversas cidades do Paraná. Ainda no Aeroparque, mais de 200 atletas participaram da 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Basquete 3×3, nas categorias Sub-15 masculino, Sub-18 masculino e feminino, Sub-23 masculino e Adulto feminino e masculino. Ao todo, 50 equipes participaram.

Tem mais

Para o próximo final de semana, os campeonatos paranaenses de Motocross e o de Capoeira, ambos em Pontal do Paraná, são as próximas atrações que prometem agitar o Festival de Inverno. As competições serão sábado e domingo (22 e 23) e a expectativa é que mantenham o clima de agitação, energia e alegria já verificado nos dois primeiros fins de semana do festival. Desde o dia 7, até 23 de julho, serão mais de 40 modalidades esportivas disputadas.