Nova diretoria do IHGP assume para mandato até 2024; “objetivo é manter essa estrutura em pé”
Aconteceu na última quarta-feira (1), a cerimônia de posse da nova diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), na sede localizada na rua XV de novembro, 621, Centro Histórico. Autoridades, representante da Marinha do Brasil, vereadores, secretários municipais, professores e convidados participaram da solenidade.
A partir de agora, quem preside o IHGP até 2024 é a professora Simone Pereira de Mello. “Há mais de 30 anos frequento esse lugar, quando minha mãe Mezi Pereira de Mello era diretora. Com isso, criei amor e admiração pelo espaço e pelas histórias que aqui são encontradas. Meu maior objetivo é poder manter essa estrutura em pé e, se possível, melhorada, com a ajuda de todos; empresários, políticos e pessoas que se interessem em contribuir. Em parceria com as escolas, colégios e universidades, trazer os professores e alunos pra conhecerem o espaço”, disse.
Simone fica no lugar do ex-presidente Luiz Cesar Rodrigues, mais conhecido como Cezinha. Em seu discurso, ele agradeceu pelo período que esteve à frente do IHGP e desejou boa sorte para a nova presidente.
“Quero agradecer a todos os diretores que por todos esses anos vêm ajudando na manutenção do prédio e da história de Paranaguá. Deixo a presidência para Simone Mello, sabendo que ela fará, assim como todos os diretores ao longo desses anos, o seu melhor à frente da diretoria”, declarou.
“Quando caminhamos por Paranaguá, caminhamos pela história do Paraná”
O orador do IHGP, Alessandro Pires Staniscia, destacou a importância histórica de Paranaguá para o Estado. “Quando caminhamos por Paranaguá, caminhamos pela história do Paraná”, afirmou.
A primeira mulher a presidir o IHGP, de 2015 a 2016, a professora, musicista e poetisa, Maria Helena Mendes Nízio, também esteve presente durante a solenidade. Ela declamou um poema, escrito por ela, em homenagem aos 90 anos de existência da instituição. Veja o vídeo abaixo:
Ela ainda enfatizou a importância do resgate da história e dos personagens que contribuíram para o Município e para a entidade, como Joaquim Tramujas, presidente emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, destacou a importância do IHGP para a preservação das documentações e raízes de Paranaguá. “Cada vez mais a Prefeitura de Paranaguá quer trabalhar junto com o Instituto Histórico. Nós fizemos um convênio para liberar alguns repasses, mas como há necessidade de regulamentação documental, dependemos de dispositivo legal para podermos fazer repasses e ajudar essa importante instituição”, comentou.
Composição da nova chapa
Presidente: Simone Pereira de Mello;
Vice-presidente: Ceres Bremer Martins;
2º Vice-Presidente: Lucia Helena Freitas da Rocha;
1º Secretário: Leandro Gonçalves Mendes;
2ª Secretária: Sonia do Russio Machado;
1ª Tesoureira: Priscila Onório Figueira;
2º Tesoureiro: Alessandro Pires Staniscia;
Diretor da Biblioteca: Geovanny de Souza Cabral;
Diretor do Museu: Eliel Inácio da Silva;
Diretora do MIS: Priscila Onório Figueira;
Diretor de Patrimônio: Osíris Nascimento Filho;
Departamento Cultural: Leandro Mendes;
Departamento de História: Sonia do Russio Machado;
Departamento de Geografia: Guadalupe Vivekananda Fabry;
Departamento de Folclore: Maria Helena Mendes Nízio;
Departamento de Artes Plásticas: Lindanil Ferreira de Freitas;
Relações Públicas: Ceres Bremer Martins;
Orador: Alessandro Pires Staniscia;
Conselho Fiscal: Antônio Ozório Mendes da Silva, Tatiana Shewtz da Silva e Mario Mikosz;
Suplentes: Zélia Maria da Cunha, Mauro Hamilton de Menezes de Oliveira Júnior e Guadalupe Vivekananda Fabry.