Nova ponte da Ilha dos Valadares permitirá trânsito de veículos oficiais, de serviços e de moradores


Por Luiza Rampelotti Publicado 07/09/2022 às 17h52 Atualizado 17/02/2024 às 16h52
Moradores da Ilha participaram de reunião pública na segunda-feira (29) e foram orientados a respeito dos próximos passos da obra. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Moradores da Ilha dos Valadares terão prioridade para transitar com veículos automotores sobre a nova ponte que deve começar a ser construída em breve. Além disso, veículos oficiais e de serviços também serão liberados. A informação foi repassada pelo próprio prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (Podemos), durante a reunião pública com os moradores para explicar sobre a obra, na segunda-feira (29).

A princípio, só os moradores da Ilha terão o direito de tráfego [sobre a nova ponte], precisamos deixar bem claro isso, pois jogamos limpo e correto. Já temos o cadastro dessas pessoas na Secretaria de Serviços Urbanos, pois sempre passam pela balsa, e aqueles que no futuro vierem a morar na Ilha dos Valadares também poderão transitar com seus veículos”, disse.

Para fazer o controle dos carros, caminhões e motocicletas, o prefeito afirmou que dos dois lados da nova estrutura haverão cancelas automatizadas. Desta forma, os moradores que tiverem o registro de sua placa na Prefeitura passarão automaticamente, pois a cancela se abrirá.

No entanto, ele explica que a porteira só funcionará em horários específicos. “Serão horários estipulados pela Prefeitura, isso precisa ficar bem claro. E, aos poucos, com a infraestrutura da Ilha crescendo, nós vamos abrindo mais horários para que se passe na ponte”, afirmou.

Marcelo Roque destacou que a Ilha dos Valadares está avançando em obras de infraestrutura, mas que a região precisa continuar recebendo mais serviços de melhorias para que possa suportar todo o trânsito que será gerado. “Precisamos ampliar as ruas, fazer mais asfalto, já estamos com uma licitação pronta com mais de R$ 4 milhões para asfalto e, até o final da nossa gestão, faremos para dar mais qualidade aos moradores da ilha”, comentou.

Prefeito informou que, em breve, a região receberá mais asfalto. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Quais veículos serão permitidos?


A reforma e ampliação da passarela que liga a Ilha dos Valadares ao continente de Paranaguá será realizada pela Construtora Serra da Prata, que venceu a licitação por R$ 13.640.409,68. A empresa fará a execução de uma nova ponte em concreto armado e revitalização da passarela já existente, a Antônio José Sant’Anna Lobo Neto.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Ildevan da Silva Junior, a reforma está prevista para ser entregue em 18 meses, a partir da data da assinatura da Ordem de Serviço. Ele explica que o processo já está na fase final de licenciamento ambiental para o início do empreendimento.

Segundo ele, também durante a reunião pública com moradores, a nova ponte servirá para o tráfego de veículos e a passarela será exclusiva para pedestres, esta última sem nenhuma restrição.

A dúvida que todos têm é sobre quais veículos poderão transitar sobre a nova ponte. Serão as motocicletas, carros, ônibus e caminhões de até três eixos, que têm capacidade de até 23 toneladas de peso bruto”, informou.

Ildevan explicou que a ponte será projetada para receber veículos de até 45 toneladas, porém, ele afirmou que a Ilha dos Valadares não tem condições de receber veículos desse porte. “Uma carreta não dá giro dentro da ilha, então foi estabelecido que apenas caminhões de três eixos poderão passar, para a segurança da população”, completou.

Ele ainda destacou que a ponte será uma via de mão dupla, isto é, tanto os veículos que estiverem entrando na Ilha quanto aqueles que estiverem saindo poderão transitar normalmente. 

Moradores da Ilha participaram de reunião pública na segunda-feira (29) e foram orientados a respeito dos próximos passos da obra. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Obra muito aguardada


O prefeito Marcelo Roque comemorou que, a partir da conclusão da obra, todos os carros de serviços públicos e privados terão mais facilidade para entrar na região. “Quantos incêndios tivemos aqui e os Bombeiros chegaram bem depois por conta da ponte; agora teremos a oportunidade de termos o Corpo de Bombeiros durante 24h. As ambulâncias médicas poderão entrar e sair com mais agilidade. A Guarda Municipal, Polícia Militar, os serviços de iluminação pública, todos terão agilidade dentro da ilha. Porém, os veículos de serviço precisarão estar devidamente cadastrados e autorizados”, ressaltou.

Leandro Teodoro de Carvalho, de 35 anos, é operador de pá carregadeira e morador da Ilha dos Valadares desde que nasceu. Ele comentou que os habitantes também têm muito a comemorar, pois a obra é necessária para o desenvolvimento da região e eles serão os maiores beneficiados.

Para nós, trabalhadores, que precisamos cumprir horário, a perda de tempo na fila da balsa é muito prejudicial. Isso acontece, também, todas às vezes que precisamos ir ao médico, supermercados ou qualquer outro compromisso no continente. Por isso, essa obra é muito aguardada por nós e necessária”, concluiu.