Nova ponte da Ilha dos Valadares será inaugurada nesta sexta (20); governador Ratinho Júnior deve participar


Por Luiza Rampelotti Publicado 19/09/2024 às 14h23
Ponte Valadares Foto Nosso Paraná
A inauguração da ponte da Ilha dos Valadares ocorrerá nesta sexta-feira (20), às 10h30. Foto: Nosso Paraná

A espera pela tão sonhada ponte da Ilha dos Valadares, em Paranaguá, está prestes a terminar. Na última quarta-feira (18), o prefeito Marcelo Roque (PSD) anunciou em suas redes sociais que a inauguração ocorrerá nesta sexta-feira (20), às 10h30. De acordo com ele, o evento contará com a presença do governador do Paraná, Ratinho Júnior, e marca um passo importante para a infraestrutura do município e para os mais de 30 mil moradores da Ilha, a área mais populosa da cidade.

Uma grande notícia! A tão sonhada ponte da Ilha dos Valadares será inaugurada nesta sexta-feira, às 10h30. Teremos aqui o governador do Estado com sua comitiva para este momento tão esperado. Todos estão convidados para participar desse dia histórico”, anunciou o prefeito Marcelo Roque em vídeo divulgado.

Vai impulsionar a economia local

Com um investimento de aproximadamente R$ 16 milhões, a nova ponte é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Paranaguá e o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades. Do total, R$ 11,6 milhões foram repassados pelo governo estadual, enquanto a Prefeitura cobriu o restante. A obra foi executada pela Construtora Serra da Prata, vencedora do processo licitatório 13/2022.

A estrutura, que terá uma área pavimentada de 2.088 m², permitirá o tráfego de veículos de carga e automóveis 24 horas por dia, beneficiando não só os moradores, mas também os comerciantes e prestadores de serviço da região. A nova ponte facilita o transporte de mercadorias, promove maior integração entre a Ilha e o continente e promete impulsionar a economia local.

Segundo a gestão municipal, essa obra não só resolverá problemas históricos de mobilidade, mas também será uma plataforma para o desenvolvimento econômico. “A facilidade no transporte deve aumentar o fluxo comercial e gerar novas oportunidades de negócios, impactando diretamente a vida dos moradores”, afirma a Prefeitura.

Além da nova ponte, a inauguração contempla também a conclusão da revitalização da atual passarela Antônio José Sant’Anna Neto. A partir de agora, a estrutura, com 1.140 m², será exclusiva para pedestres, ciclistas e motociclistas.  

Histórico de investimentos

Ao longo das últimas décadas, a Ilha dos Valadares tem sido beneficiada por importantes investimentos em infraestrutura e mobilidade. A passarela Antônio José Sant’Anna Lobo Neto, construída na década de 1990 com 2,55 metros de largura, sendo o único acesso terrestre entre a parte continental de Paranaguá e a Ilha. Com o crescimento populacional, uma ampliação lateral foi inaugurada em maio de 2003, aumentando a largura para 4,75 metros, o que ampliou a capacidade de tráfego e a segurança para os moradores.

Desde então, várias melhorias foram realizadas para reforçar a estrutura. Em 2018, foi executado um reforço das estacas de fundação, e em 2020, as lajes do tabuleiro e vigas longarinas passaram por um reforço estrutural com fibras de carbono, garantindo maior resistência à passarela. Em 2021, foram contratados estudos e projetos para a recuperação e ampliação da edificação, culminando com a assinatura, em 2022, do contrato para a revitalização e ampliação da estrutura.

Outro avanço significativo veio em 2021, quando a Ilha dos Valadares recebeu, pela primeira vez em sua história, pavimentação asfáltica em diversas vias. Essa melhoria não só facilitou o acesso, mas também elevou a qualidade de vida dos moradores. Desde então, várias ruas foram asfaltadas, e a região passou por um processo de regularização fundiária, além de outras intervenções importantes que continuam a transformar o cenário urbano da Ilha, proporcionando mais conforto e desenvolvimento para a comunidade local.

Agora, com a nova ponte, Paranaguá avança para uma nova fase de desenvolvimento. A obra não apenas resolve problemas históricos de mobilidade, mas também fortalece a conexão entre a Ilha e o restante do município, criando novas oportunidades para investimentos e crescimento econômico na região”, afirma o Poder Municipal.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *