Novo diretor do HRL deve ser escolhido esta semana; toda a equipe pediu para sair
No dia 17 de setembro uma grande mudança ocorreu no Hospital Regional do Litoral (HRL). A equipe diretiva do local pediu para sair e o comando ficou vago por alguns dias. O espaço, que é administrado pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (FUNEAS), passou a ter membros interinos para dar andamento ao trabalho. Em entrevista ao JB Litoral, o presidente da FUNEAS explicou como está a situação, já o diretor da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá contou qual seria o motivo da debandada.
Questionado sobre o que levou a equipe inteira da administração do hospital pedir demissão, Marcello Augusto Machado, presidente da FUNEAS disse que “eles estiveram reunidos conosco na semana passada. Foi uma decisão de cunho pessoal, e também resolveram sair todos que, segundo eles, entraram juntos e quando saíssem, seria juntos também”.
A equipe foi indicada pelo Hospital do Trabalhador (HT) e estaria tentando realizar a gestão do espaço de uma maneira, que para eles, era impossível a partir das diretrizes de hierarquia a administração.
No HRL a entidade superior de administração é a FUNEAS, logo em seguida vem o diretor geral do Hospital Regional do Litoral, conforme organograma exposto no próprio site da fundação.
A FUNEAS ainda afirmou que não houve prejuízo no atendimento ao público durante esta troca de comando, que segue sem o cargo de diretor geral ocupado. “Em relação ao funcionamento do hospital com esse momento da troca da diretoria, gostaria de destacar que temos servidores muito comprometidos no HRL em todos os setores e que de pronto se colocaram à disposição como já vinham fazendo, para que tudo seja feito da melhor forma”, ressaltou Marcello.
Em entrevista ao JB Litoral, Leovaldo Bonfim, explicou que “isso não deu nenhum prejuízo para a população, imediatamente já tinha duas pessoas para assumir a função de maneira emergencial. Sobre a diretoria, isso é uma questão exclusivamente do FUNEAS, não temos qualquer influência na escolha. Nós estruturamos muito bem a rede, para que independente do comando, ela atenda todos os municípios do litoral, e os pacientes não dependem disso e eles acabam sendo atendidos por estarmos muito bem estruturados na questão de gestão dos encaminhamentos”.
Nova diretoria
Segundo o presidente da FUNEAS, a maior parte dos cargos já foram preenchidos e a direção geral deverá ter um novo representante até o fim desta semana.
- Diretoria geral: cargo está em aberto e alguns nomes seguem sendo sondados pela FUNEAS
- Diretoria administrativa: Hemerson Saqueta
- Diretoria de enfermagem: Edi Warrison (interino)
- Diretoria técnica: Hélio Avelar (interino)
A assessoria de imprensa da SESA, responsável pelo Hospital do Trabalhador não respondeu aos questionamentos sobre o motivo da saída dos gestores até a publicação desta reportagem.