Novos secretários assumem pastas de Turismo e Obras em Pontal do Paraná


Por Amanda Batista Publicado 22/08/2023 às 19h28 Atualizado 18/02/2024 às 21h06

Em um movimento de renovação, as Secretarias de Turismo e Obras de Pontal do Paraná passam a ser lideradas por novos gestores. Na última terça-feira (15), Gilberto Kersele e Pedro Pompilio, ex-secretários, passaram o bastão para José Juvanete Pereira (PROS), vereador do município, e Fábio de Oliveira, respectivamente.

O prefeito Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão Gimenes, conta que as mudanças nos cargos de secretários são naturais e fazem parte da dinâmica de um governo, e que está confiante de que os novos gestores darão continuidade ao trabalho realizado até então. “Somos muito gratos ao Pedro e ao Gilberto pelos serviços prestados à frente das secretarias. Também temos plena confiança de que o Fábio e Juvanete darão continuidade ao trabalho iniciado, garantindo que nosso Plano de Governo seja executado de forma eficiente e transparente”, disse o prefeito.

Secretaria de Turismo


José Juvanete Pereira, natural de Santana de Itararé (PR), e residente em Pontal do Paraná desde 2004, assume a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento. Juvanete foi eleito vereador em 2012, 2016 e 2020, recebendo expressivos 404 votos nas últimas eleições.

Com uma trajetória de 20 anos no comércio local, ele afirma que compreende a complexidade do setor de turismo, e, ao aceitar o novo desafio, deseja estreitar a relação entre empresários, a comunidade e a pasta. “Só se faz uma boa gestão se tiver uma boa equipe, e eu tenho amigos influentes que vão trazer novas ideias, gerar mais emprego e implantar grandes atrações no calendário turístico de Pontal do Paraná“, afirma.

O novo secretário conta que pretende focar em eventos que promovam tanto o desenvolvimento econômico quanto a satisfação da população, com programas esportivos, eventos natalinos e atividades de turismo na natureza. “Eu estive à frente da criação do Bloco Pangaré, que começou com 15 pessoas e hoje recebe mais de 20 mil turistas. Também fui o primeiro a apresentar uma Emenda Impositiva para criação da Bolsa Atleta em Pontal. Agora, pretendo criar eventos, como uma megafesta natalina que já estamos combinando com o comércio”, diz.

Para Juvanete, a união entre a iniciativa privada e pública é a chave para levar turistas à cidade durante todo o ano. “Uma cidade com turismo organizado e uma gestão conjunta, que atende e compreende as necessidades dos empresários, certamente vai resultar num trabalho bem-sucedido”, destaca confiante.

Agora, a suplente do partido PR, Cleonice Silva do Nascimento, assume o assento deixado por Juvanete na Câmara de Vereadores.

Secretaria de Obras

Fábio de Oliveira já participou da Secretaria de Obras em outras gestões e defende ampliação da pavimentação como carro-chefe da pasta. Foto: Redes sociais.

Por sua vez, Fábio de Oliveira, conhecido por seu trabalho como pastor evangélico, assume a Secretaria de Obras. Com um histórico de atuação na administração pública, ele já ocupou cargos nas secretarias de Obras, Meio Ambiente e Governo em gestões anteriores. Agora, volta a assumir a responsabilidade de liderar uma das principais pastas do Município.

Fábio acredita que a experiência acumulada e a atuação de longa data na comunidade contribuíram para sua escolha como secretário. Com o compromisso de tornar a cidade mais limpa e com uma infraestrutura viária de qualidade, seu foco é o desenvolvimento de projetos de pavimentação.

Em Pontal, nós temos cerca de 250 km sem pavimentação. Então, nosso foco é contemplar todas as vias, fazendo a limpeza e manutenção de ruas e avenidas. Inclusive, até o próximo mês, vamos lançar um programa que deve contemplar um trecho de cerca de 40 km, com investimento de R$ 10 milhões”, ressalta.

Ele ainda ressalta que dará continuidade aos projetos desenvolvidos pelo ex-secretário e conta com apoio da população para avançar nas ações do município. “Nós queremos tornar nossa cidade um local cada vez mais limpo, sustentável e com uma infraestrutura de qualidade. Para isso, contamos com a participação dos moradores, que podem buscar a secretaria a qualquer momento, pois estaremos sempre de portas abertas”, conclui o secretário.