Obra que promete desafogar acesso a Pontal do Paraná será licitada ainda este mês
A obra que custará mais de R$ 9 milhões, noticiada em primeira mão pelo JB Litoral no mês passado, já tem data para sair do papel. O contorno em Praia de Leste, projeto inicialmente conhecido como binário de Pontal do Paraná, terá licitação no próximo dia 30. Com o objetivo de desafogar o trânsito em Praia de Leste na chegada e no retorno dos motoristas – moradores e veranistas – e, ao mesmo, tempo revitalizar o trecho de entrada e saída da cidade, o contorno rodoviário na PR-407 será feito com recursos no valor de R$ 9,1 milhões, dos quais R$ 8,7 milhões virão do tesouro estadual e R$ 456 mil de contrapartida da Prefeitura de Pontal do Paraná. A data da licitação foi um dos assuntos tratados entre o prefeito Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão Gimenes, e o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), em reunião na sede do governo do estado, na última terça-feira (16).
Prazos
O projeto prevê cerca de dois quilômetros de vias pavimentadas e obras de drenagem, modificando o planejamento inicial de um binário (via paralela à rodovia PR-412), beneficiando tanto o fluxo de quem chega de Matinhos, como de quem sai pela PR-407 em direção à Paranaguá.
“Após o processo licitatório, se tudo correr bem, a intenção é que a empresa que vai executar a obra esteja definida ainda no primeiro semestre e o cronograma de execução deve ser de aproximadamente 12 meses”, explicou Rudão. Segundo a administração municipal, o novo contorno da PR-407 vai possibilitar fluidez no trânsito nos dias e horários de pico e impulsionar o desenvolvimento econômico local, facilitando o acesso às áreas comerciais e turísticas da cidade.
Duplicação da PR-412
Também na terça-feira (16), o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou nesta terça-feira (16) uma audiência pública sobre a obra de duplicação da PR-412 entre Matinhos e Praia de Leste. O orçamento estimado é de cerca de R$ 300 milhões, com prazo de execução de três anos.
Com extensão de aproximadamente 14,5 km, a obra começa na ponte sobre o canal de Matinhos e segue até o entroncamento com a PR-407. Para a pista central, está prevista a implantação de quatro faixas (duas para cada sentido) de 3,5 m de largura, e acostamentos externos de 2 metros, todos em pavimento rígido de concreto, com placas de 21 centímetros de espessura.
O que tem no pacote
Entre as obras de arte especiais estudadas, estão a duplicação da ponte sobre o canal de Matinhos e a duplicação da ponte sobre o Rio Balneário, próximo ao final do trecho.
Também será implantado um viaduto na interseção com a Avenida Curitiba, sendo que um dos sentidos da rodovia será elevado enquanto o outro permanece em nível, com o tráfego da avenida sendo integrado à rodovia por vias marginais.
As marginais terão 4,6 m de largura, sentido único, com estacionamentos de remanso nos canteiros, e serão implantadas de modo contínuo em praticamente todo o trecho, utilizando o pavimento flexível asfáltico. Também estão previstas ciclovias bidirecionais com 2,5 m e passeios para pedestres com 3 m de largura, em ambos os sentidos da rodovia.
Para garantir a segurança dos pedestres e dos ciclistas para travessia da PR-412, estão previstos 24 dispositivos, sendo 12 por sistema de semáforo, 10 travessias elevadas e duas travessias não elevadas. O trecho receberá ainda iluminação pública e nova sinalização vertical, adequada à nova composição da rodovia.