Obras das UBS’s do Santos Dumont e Vila Guarani, em Paranaguá, já estão 50% concluídas


Por Luiza Rampelotti Publicado 19/09/2022 às 19h50 Atualizado 17/02/2024 às 17h35

Em abril, a Prefeitura de Paranaguá anunciou a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde no Santos Dumont e Vila Guarani. Os bairros já contavam com UBS, mas, com o crescimento populacional nas regiões e o desgaste causado pelo tempo, as unidades precisavam de ampliação e modernização.

No Santos Dumont, a nova estrutura substituirá a UBS Argemiro de Félix. O espaço será mais amplo e moderno, e contará com 423 metros quadrados de área construída, com consultórios, recepção, sala de vacina, consultório odontológico, sala para os agentes comunitários de saúde, entre outras dependências. O investimento será de, aproximadamente, R$ 1.4 milhão.

Segundo o prefeito Marcelo Roque (Podemos), a unidade já estava pequena para atender a demanda dos moradores do bairro e entorno. Além disso, ele afirma que, após a construção, o local irá comportar uma equipe de profissionais de saúde maior.

Durante as obras, os pacientes atendidos na unidade de saúde Argemiro de Félix poderão buscar atendimento nas unidades do Branquinho, no Parque São João, e do Leblon. “A unidade seguirá as diretrizes do Ministério da Saúde e contará com dois pisos, mais acessibilidade, entre outras melhorias no atendimento à população. Ficamos sempre muito felizes em poder ampliar os serviços prestados, dar maior conforto aos moradores no atendimento à saúde e esta será mais uma conquista para a população”, comemora a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Prefeito Marcelo Roque e secretária de Saúde Lígia visitaram as obras na quinta-feira (15). Foto: Prefeitura de Paranaguá

Vila Guarani


Já na Vila Guarani, a nova UBS substituirá a unidade Simão Aisenmann. O investimento aproximado para a construção da estrutura é de R$ 1.4 milhão e, assim como a do Santos Dumont, contará com 423 metros quadrados de área construída, com consultórios, recepção, sala de vacina, consultório odontológico, sala para os agentes comunitários de saúde, entre outros.

Estamos praticamente dobrando a capacidade no espaço físico e, automaticamente, a unidade também contará com mais profissionais da área da saúde para atender essa região que é muito populosa. Ficamos muito felizes em assinar a Ordem de Serviço para dar início a construção da nova unidade na Vila Guarani”, ressalta o prefeito.

Segundo o prefeito, as obras estão adiantadas e deverão ser concluídas até o final do ano. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Obras adiantadas


Na quinta-feira (15), Marcelo Roque e Lígia Cordeiro estiveram visitando as duas obras que ocorrem simultaneamente. De acordo com o prefeito, ambas já estão aproximadamente 50% executadas e a expectativa é de entregá-las entre o final de 2022 e início de 2023.

Ele também reforça que, além do investimento na parte predial, o poder municipal também está investindo em mais profissionais para a área da saúde. A secretária de Saúde ressalta que as UBS’s contarão com aumento das equipes de Estratégia Saúde da Família, como médicos, técnicos em enfermagem, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.

Com as novas unidades, melhoraremos o atendimento à população, já que os dois postos eram mais antigos e não contavam com a acessibilidade necessária. Ficamos felizes em poder proporcionar essas melhorias”, finaliza.