Odontomóvel faz busca ativa de pacientes nas escolas da rede municipal de Guaratuba
O Programa Odontomóvel está estacionado no bairro Coroados, na Escola Municipal Juraci Luiza Pereira Correia, oferecendo atendimento odontológico gratuito aos alunos da rede municipal de Guaratuba desde sexta-feira, 19 de agosto, dia da inauguração do serviço. O veículo irá percorrer todas as escolas municipais com o objetivo de alcançar aproximadamente 7 mil alunos do 1º ao 5º ano.
A Secretaria Municipal de Saúde está olhando lá na frente, para que estas crianças alcancem a fase da adolescência e juventude em boas condições de saúde e autoestima. “Por isso o foco do programa é a prevenção – promover saúde como um dos diferenciais é vocação dos municípios”, explica Gabriel Modesto, secretário da pasta.
O Odontomóvel, iniciativa do Ministério da Saúde, é um consultório odontológico montado na parte interna de um veículo. Ele funciona como uma espécie de atendimento domiciliar, atendendo os pacientes no bairro ou região em que residem, levando os serviços a lugares distantes e à pessoas que não possuem acesso a um consultório.
O veículo está sendo administrado pela Secretaria da Saúde, em parceria com a Secretaria da Educação, e oferta atendimento completo como consultas, extrações dentárias, restauração, limpeza, além de conscientização com palestras de educação em saúde.
A dinâmica dos atendimentos
O foco do programa é a prevenção e os atendimentos são por busca ativa e não sob demanda. Significa que os odontologistas vão atrás dos pacientes, nesse caso, os alunos das escolas municipais. Chegando lá, estes profissionais dão início a um ciclo de palestras com orientações para conscientizar as crianças da importância da saúde bucal para o seu próprio futuro. Assim, o programa, além da prevenção, tem cunho educativo. Na sequência, realiza avaliações individuais e, se necessário, o aluno vai para o atendimento. Passado o período de 30 a 45 dias, o ônibus se desloca para outra escola da rede e o processo segue da mesma forma, é um ciclo.
Modesto explica que o projeto já vem acontecendo há um ano, cada semana em uma escola com foco em ações preventivas. “Depois de percorrermos todas as escolas, mais de uma vez inclusive, a nossa equipe identificou a necessidade de também prestar atendimento a estas crianças. Então nós fazemos a ação de prevenção, levando o odontomóvel para uma escola por um período de 30 a 45 dias, essa é a estimativa inicial”, conta.
Entenda como a saúde bucal reflete na saúde geral
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), alterações na cavidade bucal podem interferir na saúde geral e até influenciar no comportamento físico e emocional. Segundo a OMS, problemas como a inflamação das gengivas chegam a atingir 90% da população, e os microrganismos que causam as inflamações podem entrar na corrente sanguínea e atingir órgãos vitais, como o coração.
Um outro estudo realizado pelo Instituto do Coração da USP revelou que 45% das doenças do coração têm início na cavidade bucal. As patologias mais comuns mencionadas são: arritmia, endocardite bacteriana, aterosclerose, acidente vascular cerebral e até infarto. Além de afetar a saúde de pessoas portadoras de diabetes.
Prevenção
O secretário da saúde, Gabriel Modesto, chama a atenção da população de Guaratuba para importância da prevenção, especialmente quando se trata de pensar no futuro das crianças. “Nós não esperamos o aluno ter dor para agilizar o atendimento, nós faremos ação educativa para evitar que na fase da adolescência e adulta isso se torne um problema maior”, finaliza.
Vale destacar que os atendimentos odontológicos seguem normalmente nas Unidades Básicas de Saúde de Guaratuba, caso a população necessite. O atendimento no Odontomóvel é exclusivamente para os alunos da rede municipal.