Operação conjunta apreende seis ônibus e três carros no Oeste do Paraná


Por Redação Publicado 26/07/2023 às 09h12 Atualizado 18/02/2024 às 18h14

Uma operação conjunta de repressão ao contrabando e descaminho, envolvendo equipes da Receita Federal (RF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar do Paraná (PMPR), apreendeu, na terça-feira (25), seis ônibus de turismo e três carros carregados com mercadorias estrangeiras introduzidas no território nacional sem a regular importação.

De acordo com as informações divulgadas pela RF, as abordagens foram feitas no trecho de 180 km entre as cidades de Cascavel e Campo Mourão. A estratégia adotada foi abordar os ônibus de turismo que transportam regularmente mercadorias estrangeiras de Foz do Iguaçu até a cidade de São Paulo, utilizando passageiros “laranjas” para ocultar o real proprietário das mercadorias.

Após a passagem do comboio, o último ônibus da retaguarda foi abordado em Cascavel, por volta das 18h. Meia hora depois foi abordado o segundo ônibus, no posto da PRF em Campo Mourão. Os outros quatro ônibus que estavam no meio do comboio foram abordados por volta das 20h, na cidade de Juranda, em um restaurante de beira de estrada no qual os carros de passeio faziam o transbordo das mercadorias para os ônibus.

Segundo a RF, três desses carros foram abordados no local, sendo um ônibus encaminhado para a DRF Ponta Grossa e os demais veículos encaminhados para o depósito da RFB em Cascavel. Ninguém foi preso. A estimativa é que foram apreendidos R$ 3 milhões em eletrônicos, vestuários e bebidas.

Participaram da operação dois policiais do Batalhão de Fronteira (BPFRON) da PM/PR, oito PRFs da Delegacia de Cascavel e 13 servidores da RFB da Alfândega de Foz do Iguaçu, DRF Cascavel, DRF Ponta Grossa, DRF Blumenau, Direp 09 e Agências de Irati e Toledo.