Operação Sinergia ocupa ruas de Paranaguá e reforça policiamento


Por Flávia Barros Publicado 13/10/2022 às 22h46 Atualizado 17/02/2024 às 19h21

A chegada de diversas viaturas, de diferentes unidades da Polícia Militar do Paraná, chamou a atenção de quem circulava pelas ruas de Paranaguá, nesta quinta-feira (13). Segundo a PM, trata-se da Operação Sinergia, que conta com patrulhamentos terrestre e aquático (o aéreo também estava previsto, mas não ocorreu devido às condições climáticas); bloqueios de trânsito; bloqueios táticos; saturação de área; abordagens policiais; fiscalizações de veículos e pessoas que circulam nas principais estradas rurais, vias urbanas, áreas com grande circulação de pessoas e eixos comerciais, tudo com o objetivo de desestimular e prevenir crimes de qualquer natureza. Ainda de acordo com a corporação, que também conta com apoio da Guarda Civil Municipal de Paranaguá, os locais de atuação da operação são considerados estratégicos e foram mapeados pela Seção de Planejamento, por meio dos sistemas de dados estatísticos e análise criminal.

PARANAGUÁ FOI A PRIMEIRA

O comandante do 9º BPM, tenente-coronel Durval Tavares Junior, explicou que a operação será realizada em todo o estado e Paranaguá está sendo a primeira na área de abrangência do 9º batalhão.

Essa operação conta com bem mais do que o efetivo do 9º batalhão, conta com a Rádio Patrulha, o pessoal administrativo, as equipes especializadas, que são a Rotam e Patrulha Costeira, também estamos contando com o apoio da Polícia Ambiental, do Batalhão da Polícia Rodoviária, do Batalhão de Operações Especiais, do Batalhão de Polícia de Choque e do Batalhão Rone. Essa operação visa prevenir crimes, pois nós tivemos vários homicídios no litoral, especificamente aqui em Paranaguá, também vários roubos que ocorreram nos últimos dias. Então, essa operação visa apreender armas, pegar foragidos, impedir novos roubos e homicídios. Então aqui vai ser realizado em Paranaguá, já em outros dias nos demais municípios de abrangência do 9º batalhão, e eu agradeço a população, pois muito do mapeamento que é feito acontece graças às denúncias, via 190 e o aplicativo”, disse o oficial durante o lançamento da operação, no fim da tarde desta quinta-feira.

O militar estadual também destacou a integração das forças de segurança pública da região.

Eu sempre digo que a segurança pública não faz só com a Polícia Militar, então, a gente sempre conta com o apoio, seja da Guarda Civil Municipal de Matinhos, Pontal ou Paranaguá, seja com as polícias civis, seja com a Polícia Federal ou com a Polícia Rodoviária. Sempre tentamos fazer operações conjuntas, porque nos unindo conseguimos muito mais resultado”, finalizou.

REFORÇO ESPECIALIZADO

Também desceram a serra, policiais de unidades especializadas, comandadas pelo coronel Paulo Henrique Semmer, do Comando de Missões Especiais da PMPR.

A operação Sinergia foi desencadeada pelo comando-geral da corporação em todo o Paraná. Hoje estamos aqui no litoral para apoiar o 9º batalhão, com o batalhão de polícia de Choque e com o batalhão de polícia de Rone. Então, nós estamos aqui com 40 policiais de nossas unidades para apoiar nessa importante operação que objetiva aumentar o patrulhamento nas ruas, aumentar o número de abordagem, na busca de marginais que estejam com mandados de prisão ou mesmo abordando na busca de armas para melhorar a segurança da população do litoral”, disse o comandante.

Com a Rone nas ruas, três homens foram presos logo após assaltarem um comércio; dinheiro foi recuperado. Foto: PMPR

Já na noite desta quinta-feira (13), policiais do BPRONE prenderam três suspeitos que haviam cometido um assalto a um estabelecimento comercial da cidade. De acordo com a PM, os presos têm envolvimento com facção criminosa. Com os presos foram apreendidos arma, munição, telefones celulares, cartões bancários e o dinheiro que havia sido leva do por eles no roubo.