Operação Vazada visa inibir o furto de cargas em Paranaguá


Por Denise Becker Publicado 13/09/2022 às 10h59 Atualizado 17/02/2024 às 17h14

Teve início nesta segunda-feira (12) a Operação Vazada – ação conjunta entre as forças de segurança com o propósito de coibir ações criminosas contra caminhoneiros e cargas. Uma força-tarefa que envolve Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Civil Municipal da Prefeitura de Paranaguá.

Durante o lançamento da operação, o prefeito Marcelo Roque (Podemos) explicou que a medida visa inibir o furto de cargas. “Já realizamos algumas ações com esse objetivo, como a retirada da lombada da entrada da cidade onde os ladrões aproveitavam a redução de velocidade para abrir as bicas e provocar as vazadas”, explica.

Tais ações criminosas, inclusive, causam prejuízos imensos para a exportação no Porto de Paranaguá. Desse modo, a “Operação Vazada é voltada para a segurança dos caminhoneiros e das cargas”, enfatiza o Major Stocco, da Polícia Militar.

As ações acontecem na entrada da cidade e naquelas áreas onde as vazadas geralmente são denunciadas. “Medida que traz ganhos para todo Litoral”, completa Marcelo Roque.

Ao inibir esse tipo de crime, as consequências oriundas do ato também são eliminadas, garantindo mais segurança para os caminhoneiros que têm o Porto de Paranaguá como destino, assim como aqueles que têm a região como ponto de chegada.

Entenda o significado do termo “vazadas”

Palavra comum no vocabulário dos caminhoneiros, as “vazadas” consistem num tipo de crime, que ocorre com a abertura de bicas e tombadores dos caminhões, especialmente aqueles que trafegam em velocidade baixa, principalmente quando estão próximos às zonas urbanas da cidade. Por conta disso, a carga que cai na pista é imediatamente varrida, ensacada e roubada por pessoas que ficam à espreita dos veículos que se aproximam.

Assim, a partir deste dia 12 de setembro, os motoristas que chegam e partem do Porto de Paranaguá terão o apoio reforçado das forças de segurança para trafegar com mais segurança e tranquilidade pelo Corredor de Exportação que movimenta mais de 70% dos produtos destinados ao estado do Paraná, além de estados vizinhos.