Outubro Rosa: pontalenses têm atendimento em horário especial para cuidar da saúde


Por Flávia Barros Publicado 09/10/2022 às 15h15 Atualizado 17/02/2024 às 19h01

Toda mulher sabe o quanto é importante cuidar da saúde e fazer os exames preventivos, a exemplo do Papanicolau (exame citopatológico preventivo de câncer de colo de útero), indicado para aquelas entre 25 e 64 anos, ou mais novas, caso tenham iniciado a vida sexual; e para as que têm entre 50 a 69 anos, a mamografia; já em casos de câncer de mama na família, o exame pode ser feito em mulheres mais novas. A indicação deste público-alvo está de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

E para reforçar a importância da realização desses exames que previnem o câncer de colo do útero e de mama, além de possibilitar a detecção e tratamento precoces, a prefeitura de Pontal do Paraná conta neste mês, que é voltado à saúde da mulher, com uma programação especial nas Unidades Básicas de Saúde. Em cada segunda-feira uma UBS estará com horário estendido até 20h30 para coleta de preventivo e solicitação de mamografia.

Programação


Na primeira segunda-feira (3), as pontalenses foram atendidas na UBS Jardim Canadá. Já nesta segunda (10), o atendimento acontece na UBS Pontal do Sul. Na semana que vem, será a vez da UBS Ipanema integrar a programação especial, no dia 17. E, nas duas últimas segundas-feiras do mês, 24 e 31 de outubro, as mulheres de Pontal do Paraná poderão fazer seus preventivos e agendar a mamografia nas UBSs Shangri-lá e Praia de Leste, respectivamente.

No próximo sábado (15), todas as UBSs estarão abertas, das 9h às 15h30, também para coleta de preventivo e solicitação de mamografia.

De acordo com a secretária de Saúde do município, Carmen Moura, as ações ainda terão mais procedimentos.

“Também faremos um mutirão de ultrassonografia de mamas para mulheres que estão na fila aguardando. O diagnóstico precoce do câncer garante o sucesso do tratamento e a cura da doença. A secretaria de Saúde intensifica as ações nas Unidades por entender que é muito importante que todas as mulheres tenham acesso a exames preventivos de mama e de útero”, disse ao JB Litoral.

Periodicidade


Segundo protocolo do Ministério da Saúde, inicialmente, o exame de Papanicolau deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos. A mulher deve retornar ao local onde foi realizado o exame (ambulatório, posto ou centro de saúde) na data marcada para saber o resultado e receber instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico.

Em relação à mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Fora dessa faixa etária e dessa periodicidade, os riscos aumentam e existe maior incerteza sobre benefícios.