Outubro Rosa: Rede Feminina promove corrida contra o câncer em Matinhos


Por Amanda Batista Publicado 18/10/2023 às 15h03 Atualizado 19/02/2024 às 02h36
/Arquivo PMPR-Circuito das Águas/Sanepar
Corrida começa às 9h no calçadão próximo à rotatória. Foto: Ilustrativa/Arquivo PMPR-Circuito das Águas/Sanepar

No próximo sábado (21), um evento especial está programado na agenda de Matinhos: uma corrida de 1.500 metros contra o câncer na Avenida Atlântica, com início às 9h no Calçadão, próximo à rotatória da Avenida Curitiba.

Além da corrida, o evento contará com um grupo de profissionais da saúde do Hospital Erasto Gaertner, que oferecerão encaminhamentos para mamografia e orientações a respeito do diagnóstico e combate ao câncer de mama.

A corrida é uma campanha alusiva ao Outubro Rosa, encabeçada pelo Colégio Dom Bosco e pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Matinhos, uma instituição sem fins lucrativos que visa apoiar não só mulheres, mas também homens e crianças na luta contra o câncer.

Inscrições

As inscrições acontecem por meio do WhatsApp: (41) 9890-9560. No cadastro é cobrado uma taxa de R$ 35 devido aos custos da organização com o ônibus que transportará pacientes do Erasto, além dos cartazes e camisetas. De acordo com a presidente da Rede, Andrea da Ressurreição, a expectativa é de, pelo menos, 120 participantes.

Rede feminina

Além de presidente, Andrea também é a fundadora da organização, criada em 2007 após o falecimento de seu tio. “Quando meu tio morreu de câncer, eu queria poder ajudar as pessoas, por isso me tornei voluntária no Hospital Erasto, de Curitiba, e com o apoio do então prefeito Acindino Duarte, o Seda, criei a Rede para fornecer suporte a pacientes de câncer e suas famílias”, diz a idealizadora ao JB Litoral.

Atualmente, a organização atende 31 pacientes que contam com serviços gratuitos de ginecologia, psicologia e nutrição. Os profissionais ainda dispõem de consultas a preços acessíveis para os moradores que buscarem a Rede.

Nosso objetivo é proporcionar apoio emocional e prático para pacientes com câncer, buscando manter o otimismo e a autoestima durante o tratamento. Então, a gente fornece perucas, lenços e turbantes para ajudar os pacientes a terem esse autocuidado e também damos apoio aos familiares, porque a doença acaba abalando todos que estão em volta deles”, explica Andrea.

Voluntárias da Rede Feminina de Matinhos. Foto: arquivo pessoal.

Busca por apoio público

Ao participar da sessão da Câmara de Vereadores de Matinhos, realizada na segunda-feira (16), Andrea destacou a importância do apoio das autoridades públicas, já que alguns comerciantes locais fazem doações, mas a busca por colaboradores e recursos financeiros é contínua para atender a crescente demanda.

Graças ao apoio do setor privado, conseguimos recursos importantes como um carro e uma máquina de fazer fraldas. No entanto, precisamos contar com os parlamentares para transformar a Rede em utilidade pública e mostrar à comunidade que ela existe e que estamos aqui para atender a todos neste momento de fragilidade”, ressalta.